Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5764
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sampaio, Thais Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775854D4pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750271P4pt_BR
dc.contributor.referee2Abritta, Carolina Scali-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235969D8pt_BR
dc.creatorFerreira, Caroline Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T13:05:26Z-
dc.date.available2017-09-12-
dc.date.available2017-09-13T13:05:26Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5764-
dc.description.abstractThis work has been developed under the Professional Master of Letters (ProfLetras / UFJF). Related to the line of research Theories of Language and Education, we seek to establish a dialogue between knowledge built in Linguistics, Language and Technology areas and our teaching practice as Portuguese teachers. The project, characterized methodologically as anaction research (TRIPP, 2005; ENGEL, 2000), had as product the development of a proposal for intervention, applied to a class of eighth grade students of elementary school, at a public municipal school in Juiz de Fora / MG. With regard to the pedagogical use of digital technologies, we rely on Lévy (1999), Lorenzi; Padua (2012) and Marcuschi; Xavier (2004). In the process, linguistic analysis of activities were carried out (Mendonça, 2006; Bezerra; Reinaldo, 2013; Antunes, 2014; among others), based on the needs presented by the students in the production and revision of texts. In general, an educational intervention was developed from reading practices and production of texts on commentary gender, on the blog context. With this, we aim not only the development of language skills of the students, but also their front empowerment to everyday issues, as the whole proposal has been supported by the collective creation of the class blog. Students actively participated in the entire process, from the creation and organization of the virtual environment, through the choice of topics approached and culminating in the publication of texts, videos and argumentative comments about the posts. The results were positive, with respect to the development of research skills and reasoning of the students involved, as well as the expansion of the interest and active participation of students in the activities of the discipline Portuguese Language.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFJF). Vinculados à linha de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, procuramos estabelecer um diálogo entre o conhecimento construído na área de Linguística, Linguagem e Tecnologia e nossa prática docente como professores de Português. O projeto, caracterizado metodologicamente como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005; ENGEL, 2000), teve como produto a elaboração de uma proposta de intervenção, aplicada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Juiz de Fora/MG. No que diz respeito ao uso pedagógico das tecnologias digitais, baseamo-nos em Lévy (1999), Lorenzi; Pádua (2012) e Marcuschi; Xavier (2004). No decorrer do processo, foram realizadas atividades de análise linguística (MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013; ANTUNES, 2014; entre outros), com base nas necessidades apresentadas, pelos discentes, na produção e revisão dos textos. Em linhas gerais, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica a partir de práticas de leitura e produção de textos do gênero comentário, no contexto do blog. Com isso, objetivamos não apenas o desenvolvimento da competência linguística dos discentes, como também o seu empoderamento frente a questões do cotidiano, visto que toda a proposta se sustentou na criação coletiva do blog da turma. Os alunos participaram ativamente de todo o processo, desde a criação e organização do ambiente virtual, passando pela escolha dos temas abordados e culminando na publicação de textos, vídeos e comentários argumentativos a respeito das postagens. Os resultados mostraram-se positivos, no que tange ao desenvolvimento das habilidades de pesquisa e argumentação dos discentes envolvidos, bem como à ampliação do interesse e da participação ativa dos alunos nas atividades da disciplina Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpoderamento discentept_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectStudent empowermentpt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO uso do Blog na aula de português: em busca do empoderamento discentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.