https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5732
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thaisalinepereira.pdf | 552.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcia Guerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785115P3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Daiana Lucas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482768Y6 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Thaís Aline | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8603051Y7 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-06T11:55:43Z | - |
dc.date.available | 2017-09-05 | - |
dc.date.available | 2017-09-06T11:55:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5732 | - |
dc.description.abstract | From jokes, songs and a popular Ghana´s tale, this article presents possibilities for the development of pedagogical practices aimed at children's education, in order to promote respect for ethnic-racial diversity, the valorization of Culture of Africa and the positivation of black identity. Based on literature review and reflections, it´s done a small theoretical contextualization through the concept of racial democracy, through the implementation of Law 10.639 / 2003, and it is pointed out the importance of the school in the formation of values and children´s attitudes. | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de brincadeiras, músicas e de um conto popular de Gana, o presente artigo apresenta possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a educação infantil, a fim de promover o respeito à diversidade étnico-racial, a valorização da cultura africana e a positivação da identidade negra. Com base em revisão da literatura e reflexões, faz-se uma pequena contextualização teórica passando pelo conceito de democracia racial, pela implementação da Lei 10.639/2003, e aponta-se a importância da escola na formação de valores e atitudes das crianças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Cultura africana | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial diversity | pt_BR |
dc.subject | African culture | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | África na educação infantil: conhecimento e valorização da cultura de gana a partir do lúdico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História da África |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.