Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5732
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaisalinepereira.pdf552.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcia Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785115P3pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Daiana Lucas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482768Y6pt_BR
dc.creatorPereira, Thaís Aline-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8603051Y7pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-06T11:55:43Z-
dc.date.available2017-09-05-
dc.date.available2017-09-06T11:55:43Z-
dc.date.issued2017-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5732-
dc.description.abstractFrom jokes, songs and a popular Ghana´s tale, this article presents possibilities for the development of pedagogical practices aimed at children's education, in order to promote respect for ethnic-racial diversity, the valorization of Culture of Africa and the positivation of black identity. Based on literature review and reflections, it´s done a small theoretical contextualization through the concept of racial democracy, through the implementation of Law 10.639 / 2003, and it is pointed out the importance of the school in the formation of values and children´s attitudes.pt_BR
dc.description.resumoA partir de brincadeiras, músicas e de um conto popular de Gana, o presente artigo apresenta possibilidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a educação infantil, a fim de promover o respeito à diversidade étnico-racial, a valorização da cultura africana e a positivação da identidade negra. Com base em revisão da literatura e reflexões, faz-se uma pequena contextualização teórica passando pelo conceito de democracia racial, pela implementação da Lei 10.639/2003, e aponta-se a importância da escola na formação de valores e atitudes das crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectEthnic-racial diversitypt_BR
dc.subjectAfrican culturept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleÁfrica na educação infantil: conhecimento e valorização da cultura de gana a partir do lúdicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História da África



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.