Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5731
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tiagobarrososouza.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Elaine Ribeiro da Silva dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756076Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Lamas, Fernando Gaudereto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753613P6pt_BR
dc.creatorSouza, Tiago Barroso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8099475A3pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-06T11:55:26Z-
dc.date.available2017-09-05-
dc.date.available2017-09-06T11:55:26Z-
dc.date.issued2017-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5731-
dc.description.abstractThis course completion work aims to present the podcast "Revolutionary Tradition" as didactic material of History for classes of the first year of high school. The podcast features the history of the musical group Super Mama Djombo and its involvement in the struggle for independence and national formation in Guinea-Bissau. With this didactic material we intend to demonstrate the feasibility and justify the importance of working with music in the classroom and teaching the History of Africa. In this way, we present the possibility of the History‟s teacher, in a podcast production workshop, to work with his students on the context of the Guinean liberation struggle and contribute to broadening the knowledge of this process through research, writing a radio show and editing the podcast about Guinean music culture broadcast by the group Super Mama Djombo.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar o podcast "Tradição revolucionária" como material didático de História para turmas do primeiro ano do Ensino Médio. O podcast apresenta a história do grupo musical Super Mama Djombo e seu envolvimento no processo da luta pela independência e formação nacional da Guiné-Bissau. Com esse material didático pretendemos demonstrar a viabilidade e justificar a importância do trabalho com a música na sala de aula e no ensino da História da África. Desta forma, apresentamos a possibilidade do professor de História, em uma oficina de produção de podcast, trabalhar com seus alunos o contexto da luta de libertação guineense e contribuir para ampliação do conhecimento deste processo a partir da pesquisa, redação de uma lauda radiofônica e edição do podcast sobre a cultura musical guineense veiculada pelo grupo Super Mama Djombo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectSuper Mama Djombopt_BR
dc.subjectTeaching materialpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectGuinea-Bissaupt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectSuper Mama Djombopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO podcast "Tradição revolucionária" como material didático no ensino da história da independência da Guiné-bissaupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História da África



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.