Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5719
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
leonardomendesgoncalves.pdf1.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Edimilson de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766243Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Lamas, Fernando Guadereto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorGonçalves, Leonardo Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4691560T2pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-06T11:39:42Z-
dc.date.available2017-09-04-
dc.date.available2017-09-06T11:39:42Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5719-
dc.description.abstractThis work presents a didactic-methodological guide on the use of short stories in literature classes, thinking about the insertion of African writers - Ondjaki and Luís Bernardo Honwana - as literary contemporary literary tendencies in Portuguese language. Thus, it is intended to create discursive spaces in thematic laths inserted in the production of both writers in the classroom, constructing several imaginary existing in the stories. The literary corpus - Those of my street and We kill the Tiny Dog - chosen covers issues facing the literature of both Angola and Mozambique. Therefore, we intend to work in the classroom questions that may arise regarding issues related to identity processes, alterity, orality, traditions, historical processes, memory, and categorizations proper of the story. The option for the story is based on the choice of a faster literary genre in the sense of reading in the classroom, as well as performing classroom activities with the aforementioned genre, contributing to the formation of the reader-student.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um roteiro didático-metodológico sobre o uso de contos nas aulas de literatura, pensando na inserção de escritores africanos – Ondjaki e Luís Bernardo Honwana – como tendências literárias contemporâneas em língua portuguesa. Assim, pretende-se criar espaços discursivos em tornos de temáticas inseridas na produção de ambos os escritores em sala de aula, construindo diversos imaginários existentes nos contos. O corpus literário – Os da minha rua e Nós matamos o Cão Tinhoso - escolhido abarca questões cara à literatura tanto de Angola quanto de Moçambique. Portanto, pretendemos trabalhar em sala de aula questões que possam vir a surgir referente a questões relacionadas a processos identitários, de alteridade, oralidade, tradições, processos históricos, a memória, e categorizações propriamente do conto. A opção pelo conto se baseia na escolha de um gênero literário mais rápido no sentido de leitura em sala de aula, bem como é realizar atividades em sala de aula com o gênero supracitado, contribuindo na formação do leitor-aluno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectLuís Bernardo Honwanapt_BR
dc.subjectOndjakipt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectAfrican Literaturept_BR
dc.subjectLuís Bernardo Honwanapt_BR
dc.subjectOndjakipt_BR
dc.subjectShort storypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleOs contos de Luís Bernardo Honwana e Ondjaki: performances literárias em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em História da África



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.