Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5689
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
filipeantoniomachadopastorinifigesk.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas financeiras em curto prazo de uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso sobre a ótica do modelo dinâmico
Autor(es): Figesk, Filipe Antonio Machado Pastorini
Primeiro Orientador: Moraes Junior, Celso Souza
Membro da banca: Horta, Eduardo Duarte
Membro da banca: Ramires, Elida Maia
Resumo: Esta pesquisa teve por propósito de analisar, no contexto da administração em curto prazo, sob a ótica do modelo dinâmico, a necessidade de investimento em giro e correlacionando-a com as práticas de gestão financeira dessa organização, sendo esta realizada numa empresa de pequeno porte em Juiz de Fora, Minas Gerais, no período de 2014 a 2015, com base no ano de 2013. Para sua realização, recorreu-se à revisão bibliográfica do modelo dinâmico, introduzido na realidade brasileira pelo professor francês Michael Fleuriet na década de 70. O modelo tem por objetivo analisar o investimento em giro através de três parâmetros bases – a Necessidade de Capital de Giro (NCG), o Capital de Giro (CDG) e o Saldo de Tesouraria (ST), que em suas combinações possibilitam 6 tipos de estruturas patrimoniais. Assumindo um enfoque diferente dos demais índices de análises tradicionais que focam uma posição estática, estes voltam-se para uma real situação de liquidez que caminha de acordo com sua dinâmica operacional. Para a pesquisa optou-se pela utilização dos índices tradicionais, a fim de demonstrar que suas informações podem gerar equívocos quanto a real situação de liquidez empresarial, e os demais parâmetros do modelo dinâmico, a NCG, CDG e ST, além do índice de liquidez dinâmico, os respectivos ciclos financeiros e fluxo de caixa ocorridos no período de 2014 a 2015, com base no ano de 2013. A obtenção dos dados foi possível pelo fornecimento das informações por parte da empresa em estudo, em sequência, mediante a reclassificação do balanço patrimonial proposto pelo modelo dinâmico, adicionada a realidade pela liquidez ponderada. Os resultados apresentaram uma situação de estabilidade econômico-financeira da empresa ao longo do período mencionado, porém a elevada necessidade de capital de giro no último ano e os demais indicadores, apresentaram uma possível trajetória da empresa para uma situação de liquidez desfavorável para os próximos anos, revelando todos os fatores responsáveis pelo fenômeno ocorrido.
Abstract: -
Palavras-chave: Administração financeira
Modelo Dinâmico
Capital de giro
Necessidade de Capital de Giro
Modelo Fleuriet
Liquidez
Liquidez ponderada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5689
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.