Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5615
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
sueniadossantosfranco.pdf937.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Práticas gestoras: um estudo de caso em uma escola estadual da cidade de Manaus
Autor(es): Franco, Suenia dos Santos
Orientador: Oliveira, Roberto Perobelli de
Miembros Examinadores: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso, aqui trabalhado, tem como objeto geral de estudo as práticas gestoras frente aos resultados educacionais de uma escola estadual na cidade de Manaus, buscando analisar as práticas de gestão e os resultados educacionais da escola investigada. Pretendeu-se descrever o cenário com vistas a compreender e analisar as práticas educacionais frente aos resultados da escola, para, em seguida, propor um plano de ação educacional que vise a melhoria de seus resultados. Foi adotado como metodologia, observações no campo de pesquisa, reunindo os dados para a construção do caso de gestão e realização de entrevistas semiestruturadas com o gestor, pedagogo e quatro professores – dois do turno matutino e dois do turno vespertino da escola investigada. Adotaram-se, como referencial teórico, os estudos sobre qualidade de ensino, eficácia escolar, gestão participativa, apropriação de resultados e os efeitos e contribuições das avaliações em larga escala no desempenho escolar. Através das observações e entrevistas, identificouse na escola um modelo de gestão pouco participativo, que inspirou a produção de um plano de ação educacional voltado para propor ações mais democráticas, capazes de envolver seus atores educacionais na melhoria da qualidade do ensino.
Resumen : This dissertation was developed within the scope of the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Education (PPGP), the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case has as general object of study the management practices against the educational results of a state school in the city of Manaus, seeking to analyze the management practices and the educational results of the state school investigated. The intention was to describe the scenario in order to understand and analyze management practices in relation to the educational results of the school, and then to propose an educational action plan aimed at improving its results. The research was carried out in a state public school in the city of Manaus (AM) and methodology was adopted as observations in the field of research, gathering the data for the construction of the case of management and conducting semi-structured interviews with the manager, pedagogue And four teachers, two on the morning shift and two on the afternoon shift of the investigated school. Theoretical references included studies on teaching quality, school effectiveness, participatory management, appropriation of results, and the effects and contributions of large-scale evaluations on school performance. Through the observations and interviews, a little participatory management model was identified in the school, which inspired the production of an educational action plan aimed at proposing more democratic actions, capable of involving its educational actors in improving the quality of teaching.
Palabras clave : Gestão
Avaliação
Resultados educacionais
Management
Evaluation
Educational results
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5615
Fecha de publicación : 27-dic-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.