https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5608
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
franciscagiovannalucenadepontesfranca.pdf | 800.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Atuação do professor coordenador de ensino na rede estadual do Ceará: limites e desafios |
Author: | França, Francisca Giovanna Lucena de Pontes |
First Advisor: | Rodrigues, Angélica Cosenza |
Referee Member: | Magaldi, Carolina Alves |
Referee Member: | Moreira, Maria Cristina do Amaral |
Resumo: | O Professor Coordenador de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente foi uma função criada pela Secretaria da Educação do Ceará, em 2016, para auxiliar os professores da escola da rede pública estadual de diferentes áreas do conhecimento. Este ator escolar era, até 2015, conhecido como Professor Coordenador de Área. A presente pesquisa foi desenvolvida a partir da contextualização e análise de atuação dos sujeitos que exercem esta função em três escolas da rede pública estadual, localizadas em Fortaleza. Os objetivos definidos para este estudo são: 1) analisar o processo de transição de Professor Coordenador de Área para Professor Coordenador de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente na escola; 2) compreender a importância do trabalho desenvolvido pelo Professor Coordenador de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente, sobretudo na área de Ciências da Natureza; 3) propor um plano de ação, detalhando as atribuições do Professor Coordenador de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente junto aos professores, estabelecendo um organograma para essas ações, a fim de garantir que este profissional possa executar, de forma dedicada e eficiente, seu trabalho no âmbito da escola, além de formação na área de Ciências da Natureza, tendo como pressuposto teórico o Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para isto foram utilizados teóricos como: Auler e Bazzo (2001), Santos e Mortimer (2001), Teixeira (2003), Miranda e Freitas (2008), Barbosa (2016). Assumimos como pressuposto que o Professor Coordenador de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente deve desenvolver um trabalho de constante diálogo junto aos demais professores de sua área, e que haja o compromisso institucional e individual de organizar o planejamento, a fim de contribuir para o processo de formação em serviço de seus pares e para a melhoria do desempenho acadêmico e do ensino em si. Como fundamentação teórica, utilizamos posicionamentos de autores como Alarcão (2001); Luck (1994-2009), Perez (2010), Cachapuz (2008), Morin (2002) e Gil (1996). A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, tendo como principais instrumentos metodológicos: as pesquisas bibliográfica e documental, além da realização de entrevistas abertas com três Professores Coordenadores de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente; três diretores das escolas nas quais estes Professores Coordenadores de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente atuam; e uma técnica da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Nossos resultados mostraram que a organização do tempo para o exercício da função de Professor Coordenador de Estudos e Apoio ao Trabalho Docente; a ampliação da formação do professor na área de Ciências da Natureza, considerando o Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade; e o monitoramento e acompanhamento das atribuições, que esse ator institucional deve desenvolver no âmbito das escolas, exigirão que os sujeitos envolvidos busquem a realização de ações, por meio de uma postura que faça valer cada um dos objetivos propostos. |
Abstract: | The Coordinating Teacher of Studies and Support for Teaching was created by the Secretary of Education of Ceara in 2016 to assist the teachers of the state public school in different areas of knowledge. This academic actor was, by 2015, known as Area Coordinating Teacher. The present research was developed based on contextualization and analysis of the performance of the subjects that perform this function in three schools of the state public network, located in Fortaleza. The objectives defined for this study are: 1) to analyze the transition process from Area Coordinator to Coordinating Teacher of Studies and Support to Teaching Work at the school; 2) to understand the importance of the work developed by Coordinating Teacher of Studies , especially in the area of Natural Sciences; 3) to propose a plan of action, detailing the attributions of the Coordinating Teacher of Studies to the teachers, establishing an organization chart for these actions, in order to ensure that this professional can execute, in a dedicated and efficient way, his work in the scope of the school, besides training In the area of Natural Sciences, having as theoretical presupposition the Movement Science, Technology and Society. For this purpose, theorists were: Auler and Bazzo (2001), Santos and Mortimer (2001), Teixeira (2003), Miranda and Freitas (2008), Barbosa (2016). We assume that the Coordinating Teacher of Studies must develop a constant dialogue with other teachers in its area, and that there is the institutional and individual commitment to organize the planning, in order to contribute to the in-service training process of its peers and to The improvement of academic performance and teaching itself. As a theoretical basis, we use positions of authors such as Alarcão (2001); Luck (19942009), Perez (2010), Cachapuz (2008), Morin (2002) and Gil (1996). The methodology adopted in this work was the qualitative research, having as main methodological instruments: bibliographical and documentary research, besides the accomplishment of open interviews with three Coordinating Teachers of Studies and Support to Teaching Work; Three principals of the schools in which these Coordinating Teacher of Studies and Support to Teaching Work act; And a technique from the Education Department of the State of Ceará. Our results showed that the organization of time to exercise the Coordinating Teacher of Studies function; The expansion of teacher training in the area of Natural Sciences, considering the Science, Technology and Society Movement; and the monitoring and follow-up of the attributions, which this institutional actor must develop within the schools, will require that the subjects involved seek to carry out actions, through a position that asserts each of the proposed objectives. |
Keywords: | Professor Ensino Ciências Teacher Teaching Science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5608 |
Issue Date: | 24-Oct-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.