Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5605
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaelizabetedeoliveira.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O momento das ações para a permanência no ensino superior: visitando a política de assistência estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Oliveira, Maria Elizabete de
First Advisor: Tavares Júnior, Fernando
Referee Member: Dulci, Marcelo Soares
Referee Member: Oliveira, Roberto Perobelli de
Resumo: O presente estudo aborda a política de assistência estudantil da Universidade de Federal de Juiz de Fora. A perspectiva geral é problematizar a combinação de duas variáveis: o atendimento universal aos alunos da graduação presencial em vulnerabilidade socioeconômica e o aumento expressivo de vagas no ensino superior no período de 2009 a 2012. Este enfoque é desenvolvido sob o aporte teórico das discussões sobre democratização do ensino superior e desigualdade social implicando no delineamento da trajetória escolar. O objetivo central do Plano de Ação Educacional é apresentar propostas de modernização da referida política e compatibilizar a norma institucional com a legislação nacional. Os objetivos específicos deste Plano de Ação Educacional estão circunscritos na análise parcial da operacionalização da Política de Assistência Estudantil da UFJF, visando possibilidade de modernização face a evolução da referida política; além de compatibilização da norma institucional com a legislação nacional, em virtude da publicação do Decreto-Lei n. 7.234, de julho de 2010 e a mudança do perfil do aluno assistido. Mediante esses objetivos, são elencadas duas hipóteses principais: se a Assistência Estudantil da UFJF contribuiu, no período estudado, para o alcance das metas estipuladas pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Brasileiras de diminuição da evasão escolar e efetivação de maiores índices de conclusão da graduação. O estudo é subdividido em três partes principais, no qual no primeiro capítulo é mostrado o cenário nacional e institucional da Assistência Estudantil, fomentado por breve histórico e pela demonstração do formato de atendimento aos alunos apoiados. A seguir no capítulo dois, além do apontamento da metodologia de pesquisa, são apresentadas as contribuições teóricas sobre os temas acima distinguidos. E no terceiro e último capítulo são apresentadas as propostas de ação educacional com vistas à modernização da norma institucional coordenada com a legislação nacional e aumento do número de alunos assistidos.
Abstract: The present study deals with the student assistance politics at Universidade Federal de Juiz de Fora. The general perspective is to discuss the combination of two variables: the universal assistance to the attending graduation students under socioeconomics vulnerability and the expressive increase of places in higher education in the period of 2009 to 2012. This point of view is developed under the theoretical basis of the discussions on the democratization of higher education and social inequality implicating in the delineation of school pathway. The central objective of the Educational Action Plan is to present proposals to modernize the aforementioned politics and harmonize the institutional norm with the national legislation. The specific objectives of this Educational Action Plan are described in the partial analysis of the execution of the Educational Assistance Politics at UFJF, aiming the possibility of modernization due to the evolution of the aforementioned politics; besides the harmonization of the institutional norm with the national legislation, due to the publication of the Decree-Law 7.234, of July 2010, and the change in the assisted student profile. Based on these objectives, two main hypothesis are considered: if the Student Assistance at UFJF contributed, along the studied period, to reach the aims that were stipulated by the Restructuring and Expansion Program of the Brazilian Universities to reduce dropout rate and to guarantee higher indices of graduation. The study is divided in three main parts, in the first chapter it is show both the national and the institutional scenarios of Student Assistance, consisting in a brief historical description and in demonstrating the format of the assistance to the supported students. Next, in chapter two, besides pointing the research methodology, it is presented the theoretical contributions about the themes aforementioned. In the third and last chapter it is presented the educational action proposals, aiming to the modernization of the institutional norm, coordinated with the national legislation and the increase in the number of supported students.
Keywords: Ensino superior
Vulnerabilidade socioeconômica
Assistência estudantil
Higher education
Socioeconomic vulnerability
Student assistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5605
Issue Date: 31-Oct-2013
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.