Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5592
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edjanedelimabritomelo.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada dos professores alfabetizadores do PNAIC da rede municipal de ensino de Catende - PE: desafios e aprendizagens
Autor(es): Mélo, Edjane de Lima Brito
Primeiro Orientador: Santos, Ilka Schapper
Membro da banca: Santos, Núbia Schapper
Membro da banca: Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Esta tem como objetivo geral analisar a formação continuada oferecida aos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Catende-PE, no âmbito do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, considerando as possibilidades de mudanças ou não na prática pedagógica dos professores egressos da primeira edição do Programa. Os objetivos específicos são: descrever a formação continuada do PNAIC no município de Catende; analisar as possíveis contribuições da proposta de formação continuada do PNAIC para professores alfabetizadores da rede municipal; e propor ações para potencializar a transformação das práticas docentes voltadas para a alfabetização no município de Catende. Proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o PNAIC tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, e, para atingir esta meta, o programa traz como eixo principal, a formação continuada docente. A relevância desse estudo consiste nas reflexões feitas sobre os desdobramentos desse Programa na formação dos professores alfabetizadores e o reflexo desta nas salas de aula do terceiro ano do ensino fundamental. A abordagem da pesquisa é qualitativa e o tipo é estudo de caso, com produção de dados através da realização de uma seção reflexiva, realizada com vinte e um professores alfabetizadores das escolas urbanas, bem como do questionário aplicado a vinte e dois professores das escolas urbanas que participaram do PNAIC no período de 2013 a 2016 ininterruptamente. O referencial teórico foi construído a partir dos documentos do programa (BRASIL, 2015) e da contribuição de autores como Soares (2015), Tardif (2002), Gatti (2008), Freitas (2002). Os resultados da pesquisa indicaram que a formação continuada do PNAIC trouxe importantes contribuições para a mudança da prática dos professores alfabetizadores de Catende. Dentre essas mudanças destacam-se a valorização da troca de saberes e experiências docentes, a reflexão crítica sobre a prática, o reconhecimento da importância da ludicidade, a aplicabilidade de práticas de letramento. Foram detectados também entraves que atrapalharam o processo formativo: problemas de infraestrutura, pois não havia um local específico para os encontros; falta de recursos para apoiar o professor na confecção de materiais pedagógicos. Outras dificuldades identificadas foram a ausência dos gestores escolares nas ações do programa e a falta de uma proposta de acompanhamento sistemático às salas de aula. A partir da análise dos dados foi elaborado um Plano de Ação Educacional cujo objetivo é colaborar para a superação dos desafios encontrados e suscitar estudos posteriores e mais aprofundados em torno da temática aqui discutida. As principais ações do PAE são: monitoramento às salas de aula; organização de um calendário de formação continuada mensal para professores, educadores de apoio e gestores escolares, incluindo este último nas ações do programa e disseminação das boas práticas pedagógicas no âmbito da rede municipal de ensino de Catende.
Abstract: This thesis is developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). It has the general objective to analyze the continuing education offered to literacy teachers of municipal Catende-PE teaching under the Programme National Pact for Literacy in the Age One, considering the possibilities of change or not in the pedagogical practice of the graduating teachers of the first edition from the program. The specific objectives are: to describe the continuing education of PNAIC in the municipality of Catende; analyze the possible contributions of the proposed continuous training of literacy teachers PNAIC to the municipal system; and propose actions to enhance the transformation of teaching practices for literacy in the municipality of Catende. Proposed by the Ministry of Education (MEC), the PNAIC aims to alphabetize all children up to eight years old, and to achieve this goal, the program has as main axis, the teacher continuing education. The relevance of this study consists of reflections on the developments of this program in the training of literacy teachers and the reflection of this in the classrooms of the third year of elementary school. The research approach is qualitative and the type is case study with production data by performing a reflective session, held twenty-one literacy teachers in urban schools as well as the questionnaire applied to twenty-two teachers from urban schools who participated in the PNAIC in the period from 2013 to 2016 without interruption. The theoretical framework was built from the program documents (BRAZIL, 2015), and the contribution of authors such as Smith (2015), Tardif (2002), Gatti (2008 Freitas (2002). The results indicated that the training continued the PNAIC brought important contributions to change the practice of literacy teachers Catende. Among these changes include the appreciation of the exchange of knowledge and teaching experiences, critical reflection on practice, the recognition of the importance of playfulness, the applicability of literacy practices. were also detected obstacles that hindered the formation process: infrastructure problems, as there was no specific location for the meetings; lack of resources to support the teacher in the production of teaching materials. Other problems identified were the lack of school managers in the program's actions and the lack of a proposal for systematic monitoring to classrooms. From the data analysis was prepared an Educational Action Plan which aims to contribute to overcoming the challenges encountered and raise further studies and more in-depth about the topic discussed here. The main actions of PAE are monitoring the classrooms; organizing a monthly continuing education calendar for teachers, support teachers and school managers, the latter including the program's actions and dissemination of good pedagogical practices in the municipal Catende teaching..
Palavras-chave: Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Formação de professores
Literacy
Formation
Literacy
PNAIC
Teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5592
Data do documento: 31-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.