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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee2Grunewald, Rodrigo de Azeredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723318U6pt_BR
dc.creatorCamurça, Rodrigo Ayres Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8741188P6pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-15T12:53:43Z-
dc.date.available2017-08-14-
dc.date.available2017-08-15T12:53:43Z-
dc.date.issued2016-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5588-
dc.description.abstractThis work is dedicated to producing a reflection on the role of leisure trips and especially foreign tourism in the Cuban reality and the so-called "Solidarity Brigades", through the imaginary notions of expenditure, leisure, difference and symbolic rites.This dissertation fulfills in four chapters and through a sociology / anthropology of leisure, expenditure and tourism, seeks to identify what is the purpose of advertising representations, both agencies and specialized organizations in tourism and "Solidarity Brigades" in countries outside the socialist axis, such as Brazil, as the Cuban State agencies facing the tourism and the "Solidarity Brigades".This research is trying to show how both produce incentives to encourage the desire of foreign tourists to visit the country from the spread of a Cuban imaginary as a unique company with strong own identity, which reveals an authenticity characteristic with quality of this country.Moreover, our analysis also seeks to reveal the contradictions, strangeness and even conflicts that tourism can produce, through the encounter and interaction between a "capitalist" mode linked to the consumption, the expenditure of money (in this case, foreign currency, dollar) as is tourism, and the Cuban society that intends to be egalitarian and resistant to external disruptive influences.At the end through my ethnographic experience held in a "Solidarity Brigade" I try to relate the experience molded in a typically militant tourism and reinforce that there is a reflected symbolic construction in these scripts that refer to this very identity of the nation-state, that I've been working throughout this dissertation in the chapters that follow the analysis of agencies and advertising materials.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se dedica a produzir uma reflexão sobre o papel dos deslocamentos de lazer e em especial o turismo exterior na realidade cubana e as chamadas “Brigadas solidárias”, através das noções de imaginário, consumo, lazer, diferença e ritos simbólicos. A dissertação cumpre-se em quatro capítulos e através de uma sociologia/antropologia do lazer, do consumo e do turismo, busca-se identificar qual é o intuito das representações publicitárias, tanto de agências e órgãos especializados em turismo e “Brigadas solidárias” nos países fora do eixo socialista, como o Brasil, quanto dos órgãos do Estado cubano voltados para o turismo das “Brigadas solidárias”. Busca-se, nessa pesquisa, mostrar como ambos produzem estímulos ao fomentar o desejo de visita do turista estrangeiro ao país a partir da difusão de um imaginário de Cuba como uma sociedade singular com forte identidade própria, o que revelaria uma qualidade de autenticidade característica deste país. Além disso, nossa análise procurará revelar também contradições, estranhamentos e até conflitos que essa atividade turística pode produzir através do encontro e a interação entre uma modalidade “capitalista” ligada ao consumo, ao dispêndio de dinheiro (no caso moeda estrangeira, dólar), como é o turismo, e a sociedade cubana que se pretende igualitária e resistente às influências desagregadoras exteriores. Ao final, por meio de minha experiência etnográfica, realizada em uma “Brigada Solidária”, procuro relatar a experiência montada em um turismo tipicamente militante e reforçar que existe uma construção simbólica refletida nesses roteiros que remetem à identidade própria de nação-estado, que venho trabalhando ao longo desta dissertação nos capítulos que seguem as análises de agênciaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectSocialismopt_BR
dc.subject"Brigadas solidárias"pt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectLeisurept_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectDiferrencept_BR
dc.subjectSocialismpt_BR
dc.subject"Solidarity brigades”pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleImaginário, lazer, consumo e diferença nos deslocamentos turísticos e “brigadas de solidariedade” à ilha de Cuba socialistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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