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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação institucional escolar: instrumento de gestão do conhecimento e fortalecimento da escola enquanto organização que aprende
Autor(es): Santos, Stela Aparecida de Abreu
Primeiro Orientador: Oliveira, Lina Kátia Mesquita de
Membro da banca: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Dulci, João Assis
Resumo: O presente estudo, que tem como tema a avaliação institucional, objetivou compreender o processo de autoavaliação e seus desdobramentos, na E.E. Bias Fortes, localizada no município de Januária/MG. A partir da descrição e da análise da proposta de autoavaliação contida no instrumento disponibilizado através do Prêmio de Gestão Escolar, busca verificar se essa prática auxilia no processo de transformação da escola em organização que aprende, evidenciando os aspectos intrínsecos da avaliação institucional com a gestão do conhecimento e da gestão participativa da escola. Os resultados encontrados a partir desta pesquisa - incipiente entendimento e compreensão dos fundamentos e princípios da avaliação institucional; inexperiência em análise crítica global da instituição; ineficaz gestão do tempo para desenvolvimento do processo avaliativo, dentre outros - poderão ser utilizados para estimular e instruir outras escolas a adotarem a prática da avaliação institucional em seus espaços educativos. Justifica-se a proposta deste Plano de Ação Educacional, cujo teor sinaliza diferentes direcionamentos para a institucionalização da prática da autoavaliação escolar, destacando as questões de maior relevância no processo de construção da investigação. Pretende-se que a escola tenha, ao seu alcance, orientações e formações específicas que possibilitem a reflexão e a definição coletivas de sua identidade institucional e de análise da sua prática para explicitação dessa identidade. A intencionalidade por trás desta proposta é proporcionar às escolas públicas da S.R.E. Januária a construção de conhecimentos que impliquem a ampliação de sua capacidade diagnóstica, de proposição de ações saneadoras e propositivas, de planejamento, conforme sua realidade e objetivos estabelecidos, além da efetiva execução de ações transformadoras demandadas na e pela comunidade escolar.
Abstract: This study, which has as its theme the institutional evaluation, aimed at understanding the process of self-evaluation and its consequences, in E.E. Bias Fortes, located in the municipality of Januária / MG. From the description and analysis of the self-evaluation proposal in the instrument available through the School Management Award, aims to verify this practice aids in school transformation process in learning organization, highlighting the intrinsic aspects of institutional evaluation with knowledge management and participatory management of the school. The results from this research - incipient understanding and grasp of the fundamentals and principles of institutional evaluation; inexperience in global critical analysis of the institution; ineffective time management for the development of the evaluation process, among others - can be used to encourage and instruct other schools to adopt the practice of institutional assessment in its educational spaces. This time, justified the proposal of the Education Action Plan, whose content indicates different directions to institutionalize the practice of school self-evaluation, highlighting the most relevant issues in the research building process. It is intended that the school has, at its disposal, specific guidance and training to enable reflection and collective definition of its institutional identity and analysis of their practice to elaborate that identity. The intention behind this proposal is to provide public schools S.R.E. Januaria the construction of knowledge involving the expansion of its diagnostic capacity, the ability to propose remedial actions and purposeful, planning as your reality and goals and the effective implementation of transforming actions demanded in the school and community.
Palavras-chave: Autovaliação escolar
Organizações que aprendem
Gestão do conhecimento
Gestão participativa
Learning organizations
Knowledge management
Participative management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5586
Data do documento: 22-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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