Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/557
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tiagoalvesdemoraessarmento.pdf2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O unheimlich no universo do super-herói no cinema clássico: o inconsciente que habita as sombras do Cavaleiro das Trevas
Author: Sarmento, Tiago Alves de Moraes
First Advisor: Alvarenga, Nilson Assunção
Referee Member: Faveret, Bianca Sanchez
Referee Member: Lissovsky, Maurício
Resumo: Esta dissertação visa ampliar a discussão que envolve o tema do unheimlich – tal como proposto por Sigmund Freud em 1919 – e o cinema de super-heróis, classificados dentro das normas da narrativa clássica, tal como os blockbusters hollywoodianos. Ao fazermos um passeio pela teoria freudiana que resultou neste artigo – e a subsequente, onde o psicanalista amplia alguns conceitos ali introduzidos –, podemos lançar luz a uma direção que não tem sido explorada nos trabalhos dos temas: a de que o unheimlich não está vinculado apenas ao que é estranho ou assustador, e sim ao retorno do recalcado, lugar onde fantasias e desejos proliferam. Auxiliados pelas normas e características da narrativa clássica, podemos analisar, sob esta perspectiva, cenas de dois filmes do Batman, que atuam como exemplos desses elementos recalcados passíveis de retorno ao consciente do espectador.
Abstract: This paper aims to broaden the discussion about the unheimlich (the uncanny) – as proposed in 1919 by Sigmund Freud – and the superhero movie genre, classified within the norms of classical narration, such as Hollywood blockbusters. As we walk throughout the Freudian theory in which his article results – and its following concepts, later published –, we may be able to follow a direction that has not been well explored before: the idea that the unheimlich is not just what is attached to what is scary and horrific, but also to the return of what is repressed, where fantasies and desires blossom. As we explore the norms and concepts of classical narration to help us in our journey, we will be able to analyze this perspective in two Batman movies, which are examples of how these repressed ideas may return to the spectator’s conscience.
Keywords: Unheimlich
Estranho
Narrativa clássica
Cinema
Psicanálise
Unheimlich
Uncanny
Classical narration
Cinema
Psychoanalysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/557
Issue Date: 13-Feb-2014
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.