https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5493
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
frankdocarmoguedes.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Gestão do conflito e clima escolar: um estudo de caso em uma escola estadual do Amazonas |
Autor(es): | Guedes, Frank do Carmo |
Orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Miembros Examinadores: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Miembros Examinadores: | Pinto, Priscila Júlio Guedes |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado propõe uma análise do processo de gestão dos conflitos escolares em uma escola do Estado do Amazonas, na qual os índices de registro em livros de ocorrência são percebidos em assimetria no período que compreendem os anos de 2011 e primeiro semestre de 2015. O objetivo desse trabalho é subsidiar novas propostas para melhorias do ambiente escolar, por meio de um processo de mediação eficiente nos conflitos intraescolares. Para isso é necessário o reconhecimento do perfil dos relacionamentos interpessoais ocorridos entre escola e comunidade tendo por base os relatos dos registros de enfrentamentos postos no livro de ocorrências escolar. Para tanto utilizamos a método de análise documental, na qual fizemos um recorte ficando com apenas dezesseis registros em maior evidência. Esses registros foram classificados conforme quadros produzidos e definidos a partir dos referenciais teóricos. A partir das classificações, foram verificados registros com relatos em comum estabelecendo três categorizações de análise: agressão verbal, agressão física e comportamento irregular. Para essa utilizamos uma revisão bibliográfica que teve por base as ideias de Chrispino (2007), Abramoway e Mancini (2008), Nascente, Luis e Fonseca (2015) e Fonseca Rodrigues e Antonio (2012) porque tratam especificamente de temas abordados nas análises como: indisciplina, violência e conflito escolar e como são percebidos nas formas de utilização dos livros de ocorrência. Diante das análises foi constatado que não ocorre um processo de mediação de conflitos no ambiente da escola em estudo e que os processos ocorridos em meio aos registros só provocam outros conflitos. Também foi verificado que teor dos registros é reduzido e não oferece subsídios suficientes para os processos de análise e mediação do conflito. Frente a isso foi proposto um Plano de Ação Educacional que traz quatro ações que visam sistematizar os registros de ocorrência através de um formulário específico para que viabilizem informações eficientes para a mediação. Dentre essas ações também será oferecida uma formação para o sujeito educacional que poderá exercer a função de mediador e uma roda de conversas com alunos e demais comunitários que os motivem a utilizar essa nova ferramenta. |
Resumen : | The current dissertation was developed under the Professional Master on Educational Evaluation and Management (PPGP) at the Center for Public Policies and Educational Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The studied case proposes an analysis of school conflicts management process on a school situated in the State of Amazonas where the registration indexes in occurrence books are perceived in asymmetry in the period that comprises the years between 2011 and the first semester of 2015. This work aim is to support new proposals that may improve the school environment through efficient mediation on intra-school conflicts recognizing the interpersonal relationships profile between school and community through the records in scholar occurrence books. The utilized method was documental analysis, where the sixteen records in greater evidence were taken account. These records were assorted according to the models produced and defined by the theoretical references, just as the narratives were transcribed to the appendix of this dissertation. From the rankings, numerous records were verified and categorized in three different groups: verbal aggression, physical aggression and irregular behavior. The bibliographic review was based on the ideas of Chrispino (2007), Abramoway e Mancini (2008), Nascente, Luis e Fonseca (2015) and Fonseca Rodrigues e Antonio (2012) since it treat specific themes like the ones brought to analysis: indiscipline, violence and scholar conflict, showing how they are perceived in the perspective of an occurrence book. Within the analysis it was verified that there is no conflict mediation process in the school environment and that the processes occurring during the records only managed to generate other conflicts. It was also verified that the content of the records is insufficient and does not provide enough data for analytical process and mediation of the conflict. Therefore, an Educational Action Plan was proposed which brings four actions aiming to systematize the occurrence records through a specific form that enables efficient mediation upon the registered information. Among these actions, will also be offered training for the educational subject to act as a mediator and an informative talk for students and community, motivating them to use this new implement. |
Palabras clave : | Conflito escolar Registro de ocorrências Mediação Scholar conflicts Occurrence registration Mediation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5493 |
Fecha de publicación : | 20-feb-2017 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.