Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5461
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tiagodepaulazagnoli.pdf10.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Glauco da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708129E1pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorZagnoli, Tiago de Paula-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489223D2pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T15:50:54Z-
dc.date.available2017-07-13-
dc.date.available2017-08-08T15:50:54Z-
dc.date.issued2017-04-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5461-
dc.description.abstractThis investigation stems from a master research that proposes to establish a relationship between the error for the production of results of high school students from a State school, in the municipality of Juiz de Fora - MG in certain skills, issues with their socio-economic level. To understanding Questionings were used two instruments: an evaluation with the goal of interpreting the output of students seeking to analyze the errors and categorize them; the other instrument used was a questionnaire sociocontextual where it was possible to build the socioeconomic status of the students investigated as well as some of its features. The target audience of this survey were high school students, a State school. For developing benchmarks were used as Cipriano Luckesi, Helena Cury, Saturnino De La Torre, among others. It was used as a methodology in this research, content analysis of errors by Cury (2007), which is based on content analysis methodology of Bardin (1979). By means of the obtained results, it is expected to strengthen the role of the school and its importance in ensuring equity in student learning. The Educational Product that originated this research, was drawn up in the form of a booklet, where was shown to the reader, the idea of categorization of errors according to the benchmark of Movshovitz-Hadar, Zaslavsky and Inbar (1987) and by means of examples the teacher establish the comparison with those experienced by his students.pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação decorre de uma pesquisa de mestrado profissional que propõe estabelecer uma relação entre o erro referente à produção de resultados dos estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual, do município de Juiz de Fora - MG em questões de determinadas habilidades, com seu nível socioeconômico. Para compreensão deste questionamento foram utilizados dois instrumentos: uma avaliação com o objetivo de interpretar a produção dos estudantes, buscando analisar os erros e categorizá-los; o outro instrumento utilizado foi um questionário sociocontextual onde foi possível construir o nível socioeconômico dos estudantes investigados bem como algumas de suas características. O público alvo desta pesquisa foram alunos do Ensino Médio, de uma escola Estadual. Para o desenvolvimento foram utilizados referenciais como Cipriano Luckesi, Helena Cury, Saturnino De La Torre, entre outros. Foi utilizado como metodologia nesta pesquisa, a análise de conteúdo dos erros proposta por Cury (2007), que é baseada na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1979). Por meio dos resultados obtidos, espera-se reforçar o papel da escola e sua importância em garantir a equidade no aprendizado dos estudantes. O Produto Educacional que se originou desta pesquisa, foi elaborado na forma de uma cartilha, onde foi mostrado ao leitor, a ideia de categorização dos erros segundo o referencial de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1987) e permitindo por meio dos exemplos que o professor estabeleça a comparação com aqueles vivenciados por seus alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectProdução escrita matemáticapt_BR
dc.subjectDesigualdade educacionalpt_BR
dc.subjectSchool Assessmentpt_BR
dc.subjectErrorpt_BR
dc.subjectWritten Mathematicspt_BR
dc.subjectEducational Inequalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma análise do erro de um grupo de estudantes do ensino médio em uma escola de Juiz de Fora – MG sob a ótica sociocontextualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.