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Tipo: Dissertação
Título: Jardim Sensorial da UFJF, um espaço de terapia e conscientização
Autor(es): Silvério, Paulo Henrique Brasileiro
Primeiro Orientador: Pimenta, Daniel Sales
Membro da banca: Silva, Jane Azevedo da
Membro da banca: Moebus, Ricardo Luiz Narciso
Resumo: (Jardim Sensorial da UFJF, um Espaço de Terapia e Conscientização). O Jardim Sensorial (JS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é formado por três canteiros circulares. Apresenta a entrada no leste, referenciando o sol nascente (fogo), seu oposto oeste corresponde à terra do poente, ao sul o elemento água vem com as chuvas, e ao norte temos o ar de expansão. Este referencial é baseado no “Opy”, casa de reza Tupi-Guarani. Contém 30 plantas sensoriais distribuídas nestes quadrantes. O trabalho avaliou as sensações e percepções do JS por visitantes adultos (18 a 59 anos) a partir de questionários semiestruturados respondidos voluntariamente pelas pessoas que visitavam o JS necessariamente pela 1ª vez, a fim de comparar duas formas de visita, uma quando os visitantes necessariamente caminhavam calçados e sem venda, não tocando nem cheirando nenhuma planta, denominada forma controle (FC) e outra quando os visitantes necessariamente realizavam o percurso descalços e de olhos vendados, tateando e cheirando as plantas, denominada forma Jardim Sensorial (FJS). Foram respondidos 474 questionários pelos adultos, sendo para FJS, 239 questionários para o sexo feminino e 118 para o masculino, e para a FC, 64 questionários para o sexo feminino e 53 para o masculino. A média de idade dos visitantes foi de 25 anos e 98% experimentou este modelo sensorial pela primeira vez, confirmando o caráter inovador do JS. Os sentimentos gerados foram predominantemente positivos, destacando-se Tranquilidade, Bem-estar, Calma e Paz (para ambas as formas de visita) demonstrando que o JS alivia o stress cotidiano provocando relaxamento. A partir da análise estatística, a alteração nas formas de percepção geradas na FJS, aumento do tato, olfato, audição e energia, alteração da percepção do tempo e espaço, as lembranças provocadas pelo aroma de determinadas plantas, além dos sentimentos positivos despertados pela percepção da planta dos pés, demonstram que essa forma de visita retira o visitante do estado contemplativo cotidiano além de apresentar um caráter provocativo. A educação ambiental como destaque de transmissão de conhecimento, aponta o caráter conscientizador do JS. O JS promove o alívio do estresse, pois espontaneamente provoca sentimentos positivos, tornando o visitante mais relaxado e onde tato e olfato agradáveis promovem sinergia e consequente bem-estar.
Abstract: (UFJF Sensory Garden, a Place of Theraphy and Awareness). The Sensory Garden (SG) of Federal University of Juiz de Fora (UFJF) is formed by three circular beds. Its entrance is directed to the east referring to the rising sun (fire), the west corresponds the land of the sunset, to the south the element water comes with the rains, and to the north, it has the air of expansion. This reference is based on "Opy", a Tupi-Guarani prayer house. The SG has 30 sensory plants distributed in these quadrants. The work evaluated the sensations and perceptions of SG through adult visitors (with age between 18 and 59 years) that answered voluntarily a semistructured questionary, in order to compare the two ways of visit: one when the visitors necessarily walked through the space with shoes and with no blindfold, without touching nor smelling any plant – it´s called Control Form (CF), and another one when visitors necessarily performed the course barefoot and blindfolded, groping and smelling the plants, - this way is called Sensory Garden Form (SGF). 474 questionnaires were answered by the adults, being 239 questionnaires for females and 118 for males in SGF, and for 64 surveys for women and 53 for men in CF. The average age of the visitors was 25 years, and 98% experienced this sensory model for the first time, confirming the innovative character of SG. The feelings generated were predominantly positive, standing out Tranquillity, Well-being, Calm and Peace (for both forms of visit) demonstrating that SG relieves daily stress causing relaxation. From the statistical analysis, the alteration in the forms of perception generated inside the SG increased tact, smell, hearing and energy. It also altered the perception of time and space, activated memories by the aroma of some plants, and awakened positive feelings by the judgment of the soles of the feet. All those sensations demonstrate that this form of visit removes the visitor from the daily contemplative state and besides that, present a provocative character. Environmental education as a highlight of knowledge transmission points out the awareness of SG. The SG promotes stress relief by spontaneously provoking positive feelings, making the visitor more relaxed and where pleasant tact and sense of smell promote synergy and consequent well-being.
Palavras-chave: Jardim Sensorial
Bem-estar
Relaxamento
Educação ambiental
Sensory Garden
Well-being
Relaxation
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ecologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5444
Data do documento: 5-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ecologia (Dissertações)



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