https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5413
File | Description | Size | Format | |
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julianaceliadeoliveira.pdf | 737.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Elaboração, padronização e estudos psicométricos e de normatização de uma medida de sobre-excitabilidade |
Author: | Oliveira, Juliana Célia de |
First Advisor: | Barbosa, Altemir José Gonçalves |
Referee Member: | Justi, Claudia Nascimento Guaraldo |
Referee Member: | Justi, Francis Ricardo dos Reis |
Referee Member: | Noronha, Ana Paula Porto |
Referee Member: | Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de |
Resumo: | A sobre-excitabilidade (SE) – um dos principais construtos da Teoria da Desintegração Positiva – refere-se a uma tendência de reagir de forma ampliada e intensificada perante diversos estímulos em um ou mais dos seguintes padrões: Psicomotor, Sensorial, Imaginativo, Intelectual e Emocional. Embora os padrões sejam considerados indicadores importantes de dotação e talento, no Brasil, não havia instrumentos destinados à investigação das SEs em crianças e adolescentes. Assim, esta tese teve como objetivos elaborar, obter evidências de validade e fidedignidade, padronizar e normatizar uma medida de SE: Escalas de Sobre-Excitabilidade (ESE). Para tanto, cinco estudos foram conduzidos. O primeiro descreveu a fundamentação teórica necessária à elaboração das escalas e à realização dos estudos subsequentes. O segundo apresentou uma revisão sistemática das principais medidas de SE existentes, realizada a partir da busca de artigos recuperados em bases de dados e em uma ferramenta de busca na internet. O terceiro estudo expôs o processo de construção das ESE e a busca por evidências de validade baseadas no conteúdo – análises por juízes (N = 9) e aplicação piloto (N = 18) – e na estrutura interna (N =263) da medida. O quarto estudo objetivou estabelecer normas preliminares e verificar a estrutura e invariância fatorial das escalas (N = 1500). Por fim, no último estudo, foram analisados alguns aspectos da padronização do instrumento, sua fidedignidade (N = 80) e suas evidências de validade baseadas no critério (N = 34) e na relação com variáveis externas (N = 86). Em conjunto, os estudos obtiveram evidências de validade (baseadas no conteúdo, na estrutura interna, no critério e nas relações com instrumentos que medem construtos análogos) e fidedignidade (consistência interna e estabilidade) para as ESE. Também apresentaram resultados positivos as investigações para padronização (suportes impresso e informatizado) e normatização (normas percentílicas por sexo) do instrumento. As limitações dos estudos e as implicações dos resultados para a prática profissional em psicologia são apresentadas. Pesquisas adicionais são recomendadas para o aprimoramento da medida. |
Abstract: | The overexcitability (OE) – one of the main constructs of the Theory of Positive Disintegration – refers to a tendency to react in an expanded and intensified way towards various stimuli in one or more of the following patterns: Psychomotor, Sensual, Imaginational, Intellectual, and Emotional. Although the patterns are considered important indicators of giftedness and talent, in Brazil there were no instruments for the assessment of OE in children and adolescents. Thus, this thesis aimed to elaborate, obtain validity and reliability evidences, and establish standards and norms for a measure of OE: Overexcitability Scales (OES). In this way, five studies were conducted. The first one described the theoretical background necessary for the elaboration of scales and the realization of subsequent studies. The second one presented a systematic review of the main OE measures through the search for articles found on databases and a search tool on the Internet. The third study exposed the process of construction of the OS and the search for validity evidences based on the content - analysis by judges (N = 9) and pilot application (N = 18) - and in the internal structure (N = 263) of the measurement. The fourth study aimed to establish preliminary norms and verify the structure and factorial invariance of scales (N = 1500). Finally, in the last study, some aspects of the standardization of the instrument were analyzed, also its reliability (N = 80) and validity evidences based on criteria (N = 34) and in relation to external variables (N = 86). Taken together, the studies have reported validity evidences (based on the content, internal structure, criteria, and on the relation with instruments that measur similar constructs) and reliability (internal consistency and stability) to the OES. Investigations of standardization (printed and computerized supports) and norms (percentil norms by sex) of the instrument also showed positive results. The limitations of the studies and the consequences of the results for professional practice in psychology are presented. Additional research is recommended to improve the measurement. |
Keywords: | Dotação Talento Sobre-excitabilidade Avaliação psicológica Psicometria Giftedness Talent Overexcitability Psychological Assessment Psychometry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5413 |
Issue Date: | 29-Apr-2016 |
Appears in Collections: | Doutorado em Psicologia (Teses) |
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