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dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Luiza Scher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794291P6pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Terezinha Scher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Geysa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784736Z0pt_BR
dc.creatorSilva, Denise de Fátima Gonzaga da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4312901D7pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T13:15:38Z-
dc.date.available2017-06-26-
dc.date.available2017-08-08T13:15:38Z-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5402-
dc.description.abstractThis dissertation develops its questions from the analysis of the book Romanceiro da Inconfidência, by Cecília Meireles (1953), and from the lecture delivered by the poet in 1955, in the city of Ouro Preto. The author recurs to stylistics resources which characterize the form of a “romanceiro”, breaking with the classic paradigm of the construction of the hero by approaching the symbolic construction of Tiradentes to the popular culture, the marginalized characters and the image of transgression. In accord with our reading, the poetic discourse of Cecília Meireles would carry in itself the encounter of distinct temporalities through the confluence of the Brazilian XVIIIth century colonial past, the acquisition and transformation of the archive of the “Inconfidentes” by the Republic in the XIXth century, and the author’s writing moment in the XXth century. Among this, we work with the research of construction of identity and nationalism produced by the modernist author in the XXth century, as well as the consequent construction of memory and modern Lyric by following the path of the archives of Brazilian history. We observe that it is possible to recognize the approach of two fundamental forms of knowledge – the historical and the literary knowledge – that lay the foundation of a concept of History consonant with Walter Benjamin’s Theses on History. In order to understand the research that the poet did through the archive of Brazilian history, we made use of the “archive” as a theoretical category conceived by Jacques Derrida in Archive Fever. Thus, this work seeks to reflect on the construction of the hero as formulated by the modern artist, conceiving the world of text as an open space where layers of time and space that mark the constitution of our nationality and identity intermingle and mirror each other, and from the optics of the modern intellectual and of the discourse as a locus of power where the political and social questions are interwoven.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação desenvolve suas questões a partir da análise do Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles(1953) e da Conferência proferida pela poetisa em 1955 na cidade de Ouro Preto. A autora recorre aos recursos estilísticos que caracterizam a forma de um Romanceiro rompendo com a construção do herói segundo o paradigma clássico ao aproximar a construção simbólica de Tiradentes da cultura popular, dos personagens marginalizados e da imagem de transgressão. Segundo nossa leitura, o discurso poético de Cecília traria em si o encontro de distintas temporalidades, mediante a confluência do passado colonial brasileiro no século XVIII, a aquisição e transformação do arquivo dos Inconfidentes no século XIX pela República e o momento de escritura da autora no século XX. .Dentro disso, trabalhamos com a busca da construção de identidade e nacionalismo produzidas pela autora modernista, no século XX, além da conseqüente construção da memória e da lírica no enveredar pelos arquivos da história brasileira.Observamos que é possível reconhecer a aproximação de duas formas de conhecimento fundamentais- o saber histórico e literário que alicerçam a composição de um conceito de história em consonância com Walter Benjamin nas suas Teses sobre a história. Para compreender a busca pelos arquivos da história brasileira efetuada pela poetisa utilizamos o arquivo como categoria teórica arquitetada por Derrida em Mal de Arquivo. O trabalho busca refletir sobre a construção do herói formulada pela artista modernista concebendo o mundo do texto como um espaço aberto onde se entremeiam e espelham os tempos e espaços que marcam a constituição de nossa nacionalidade e identidade a partir da ótica do intelectual moderno e do discurso como lugar de poder onde as questões políticas e sociais se ensejam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTransgressãopt_BR
dc.subjectHeropt_BR
dc.subjectArchivept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTransgressionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleCecília Meireles e o herói inconfidente: um encontro da poética modernista com os arquivos da história brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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