Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/537
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
waldyrimbroisirocha.pdf1.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Mulheres que sabem demais: o phármakon das feiticeiras brasileiras no entresséculos
Autor(es): Rocha, Waldyr Imbroisi
Orientador: Carrizo, Silvina Liliana
Miembros Examinadores: Nascimento, Lyslei de Souza
Miembros Examinadores: Pereira, Edimilson de Almeida
Resumo: Este trabalho tem como objetivo um exame da presença da feiticeira na literatura brasileira do entresséculos, focando-nos no período entre 1881 e 1904. Levando em consideração as mudanças políticas e sociais do período, buscamos analisar a relevância que essa figura ganha na literatura nacional entre os anos de 1865 e 1920. Nossa análise leva em conta, em perspectiva histórica, a evolução do conceito e da figura da bruxa na Europa e no Brasil, a delimitação do estereótipo de feitiçaria como predominantemente feminino e a presença mais ou menos proeminente da bruxa ao longo da história da literatura, demandando-nos uma abordagem interdisciplinar que se apoia na discussão sobre a própria constituição da história, nas reflexões sobre a presença de culturas populares e eruditas, no pensamento feminista contemporâneo e na crítica literária que se debruça sobre as personagens do texto como amálgamas de elementos sociais, históricos e psicológicos atuando dentro da economia narrativa de cada obra. Após territorializarmos nossa discussão nos termos expostos, dedicamos os capítulos finais deste trabalho à análise aprofundada das duas personagens feiticeiras mais relevantes do período: Paula, a bruxa de O Cortiço, e Bárbara, a cabocla vidente de Esaú e Jacó, tomando como princípio de análise a presença de um phármakon que, antes de ser bom ou mau, é o elemento que faz fugir às leis gerais.
Resumen : This paper aims at presenting an examination of the witch’s presence in Brazilian literature during the turn of the centuries, focusing on the period between 1884 and 1904. Taking into account the political and social changes of the period, we analyze the importance that this figure gains in the national literature between 1865 and 1920. Our analysis takes into account, in a historical perspective, the evolution of the concept and figure of the witch in Europe and Brazil, the definition of the stereotype of witchcraft as predominantly female, and some significant occurrences of witches throughout the history of literature, requiring us an interdisciplinary approach that is built on the discussion of the constitution of the historical narrative, on the reflections about the existance of popular and scholarly cultures, on the contemporary feminist thought and on literary criticism that focuses on the characters of the text as amalgams of social, historical and psychological elements functioning within the narrative economy of each work. After territorializing our discussion under the exposed terms, we dedicate the final chapters of this work to in-depth analysis of the two most important characters of the witches period: Paula, the witch of The Slum, and Barbara, the seer of Esau and Jacob, taking as a principle of analysis the presence of a pharmakon that, before being good or bad, is the element that escapes from the general law.
Palabras clave : Feitiçaria
Phármakon
Literatura brasileira
Literatura
História
Witchcraft
Pharmakon
Brazilian Literature
Literature and history
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/537
Fecha de publicación : 14-mar-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.