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Clase: Dissertação
Título : Os desafios da gestão escolar na implantação do Programa Primeira Escola em duas unidades infantis: limites e possibilidades
Autor(es): Silva, Vânia Lúcia da
Orientador: Tavares Júnior, Fernando
Miembros Examinadores: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Defilippo, Juliana Gervason
Resumo: Este trabalho analisa os critérios de distribuição de vagas da educação infantil, conforme determina o Programa Primeira Escola, e seus impactos na gestão das UMEIs, tendo como foco de estudo duas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte: a UMEI Delfim Moreira e a UMEI Timbiras. Para isso, a trajetória da educação pública municipal e a educação infantil em Belo Horizonte são descritas, apresentando os desafios e avanços no atendimento e a decisão política da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pela criação do Programa Primeira Escola, para a ampliação de sua rede própria de UMEIs e os critérios da diretriz política na distribuição das vagas. O contexto da implementação do Programa Primeira Escola, o atendimento, os problemas vividos na gestão das UMEIs são apresentados e analisados nessa conjuntura. Em seguida, a pesquisa dialoga com o desenho e o ciclo dessa política, com os dados de evasão e frequência encontrados nas duas unidades, na intenção de apontar algumas sugestões para os gestores das duas escolas envolvidas neste estudo de caso; pode-se, assim, otimizar e minimizar os impactos na gestão dessas UMEIs. Entendendo que este estudo apontará para as duas escolas essas sugestões relacionadas à política de distribuição de vagas e que qualquer mudança precisará ser aprovada pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, a pesquisa será encaminhada para essa secretaria, servindo de projeto-piloto para a proposição de alteração da política de distribuição das vagas nessas duas escolas.
Resumen : This paper examines the vacancies distribution criteria of early childhood education, as determined by the First School Program, and their impact on management of UMEIs, fucusing the study on two schools in the municipal education of Belo Horizonte: Delfim Moreira and Timbiras UMEIs. In order to do so, the path of municipal public education and early childhood education in Belo Horizonte are described, presenting challenges and advances in care and the political decision of the municipal government of Belo Horizonte in creating the First College Program to expand its own UMEIS network and the criteria of the policy guideline in the distribution of vacancies. The implementation context of the First School Program, the care, the problems experienced in the management of the UMEIs are presented and analyzed in this context. Following, the research gets in touch with the design and the cycle of such policy, as well as with the desertion and frequency data found in both units, intending to point out some suggestions for managers of the two schools involved in this study, thus being able to optimize and minimize the impact on management of these UMEIs. Understanding that this study points to the two schools suggestions related to the distribution of vacancies and that any change must to be approved by the Municipal Education Office of Belo Horizonte, this research will be forwarded to this office serving as a pilot project to propose changes in the vacancy distribution policy in both Schools.
Palabras clave : Educação infantil
Programa Primeira Escola
UMEI
Abandono escolar
Early childhood education
First School Program
UMEI
School desertion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5324
Fecha de publicación : 8-may-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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