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dc.contributor.advisor1Oliveira, Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Adriel Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jose Guilherme da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSilva, Fernanda Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T20:11:29Z-
dc.date.available2017-06-23-
dc.date.available2017-08-07T20:11:29Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5311-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the case study of the evaluation system of public education pertaining to the Municipal Education Department of the city of Belo Horizonte-MG – called Avalia BH – concerning the implementation of proficiency tests in Natural Sciences. The motivations for such an implementation and its effects on the management of the system itself, the school management, student achievement and teacher practice are investigated. It is concluded, through interviews with the agency responsible for the program (Gerência de Avaliação de Políticas Educacionais – GAPED, in Portuguese) and by the analysis of questionnaires given to teachers and educational managers, that the inclusion of measuring scientific competencies on this system resonates timid actions before their results; it also presents uncertainty about its procedures and measurement instruments, therefore in need of reformulation. It is proposed as an Educational Action Plan, an extension of the research conducted here starting from the meta-evaluation in order to systematize the main points to be modified to make compensatory public policy to Science Teaching.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação centra-se no estudo de caso do sistema de avaliação da educação pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belo Horizonte – MG, o Avalia BH, no que concerne à implementação de testes de proficiência em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental. São investigadas as motivações para tal implementação e os seus efeitos na gestão do próprio sistema, na gestão escolar, no desempenho estudantil e na prática docente. Conclui-se, a partir de entrevista junto ao órgão responsável pelo programa (GAPED - Gerência de Avaliação de Políticas Educacionais) e das análises de questionários aplicados a docentes e gestores, que a inclusão da aferição de competências científicas no referido sistema repercute em ações tímidas diante dos seus resultados; apresenta, ainda, incerteza a respeito de seus procedimentos e instrumentos de medição e necessita, portanto, de reformulações. Propõe-se, assim, como Plano de Ação Educacional, uma ampliação da investigação aqui realizada a partir da meta-avaliação, a fim de sistematizar os principais pontos a serem modificados e possibilitar a criação de estratégias para tornar a política pública compensatória ao ensino de Ciências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectAvalia BHpt_BR
dc.subjectMeta-avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subjectAvalia BHpt_BR
dc.subjectMeta-evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inclusão de ciências naturais nos sistemas de avaliação da educação: o caso do Avalia BHpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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