https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5098
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nataschaalexandrinodesouzagomes.pdf | 390.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Núcleo essencial do direito social à educação: uma análise segundo a teoria dos direitos fundamentais de Robert Alexy |
Author: | Gomes, Natascha Alexandrino de Souza |
First Advisor: | Andrade, Mário Cesar da Silva |
Referee Member: | Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro |
Referee Member: | Reis, Fellipe Guerra David |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar a teoria dos direitos fundamentais de Robert Alexy, mormente no que tange à diferenciação entre princípios e regras, para, em momento ulterior, delimitar o núcleo essencial do direito social à Educação e sua efetividade no ordenamento jurídico brasileiro. Para tanto, necessário se faz o exame da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal quanto à matéria, além do estudo detalhado da dogmática jurídica pertinente ao tema. Ademais, buscar-se-á analisar o conceito de mínimo existencial de um direito, rechaçando o argumento orçamentário da reserva do possível, no que toca a efetivação do referido mínimo. Para se chegar a estas conclusões, o estudo aponta diversas classificações de normas constitucionais, ressaltando que o conceito de normas programáticas não deve mais subsistir, sob pena de se negar a própria fundamentalidade destes direitos. Por derradeiro, o presente estudo realiza uma análise das normas que tratam sobre a educação e sua justiciabilidade no ordenamento jurídico pátrio. |
Abstract: | The present work analyzes the theory of fundamental rights of Robert Alexy, especially concerning the distinction between principles and rules to, at a later time, defining the essential core of the fundamental right to education and social effectiveness in Brazilian law. The exam is necessary if the jurisprudence of the Supreme Court, beyond the detailed study of legal doctrine relating to this topic. Furthermore, we will analyze the concept of existential minimum of one law, rejecting the argument of the budget reserve as possible as regards the enforcement of the minimum existential. To reach these conclusions, the study suggests several classifications of constitutional standards, noting that the concept of program standards should not exist, otherwise it would deny the very fundamentality of these rights. For the last, the present study makes an analysis of the rules that deal with education and its justiciability within the national legal system. |
Keywords: | Direitos fundamentais Núcleo essencial Educação Reserva do possível Justiciabilidade Fundamental right Essential core Education Booking possible Justiciability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Direito |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5098 |
Issue Date: | 31-Jan-2014 |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.