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dc.contributor.advisor1Vieira, Fernanda Maria da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5884846582193230pt_BR
dc.contributor.referee1Perin, Eliana Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6787972323689856pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200737713604732pt_BR
dc.creatorPires, Bárbara Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1096510540924017pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T12:35:10Z-
dc.date.available2017-06-08-
dc.date.available2017-07-04T12:35:10Z-
dc.date.issued2014-02-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5074-
dc.description.abstractWith this monograph, developed from theoretical research, we sought to analyze the teaching of law from the perspective of symbolic power, based on the work of Pierre Bourdieu. Was analyzed in the same way, the influence of the modern scientific paradigm for the detachment of students of law in relation to social reality, based on Boaventura de Souza Santos. Was reflected also on the possibilities of processing the same in favor of expanding the engagement of bachelors with social issues, by breaking with the process of symbolic violence and the waste of experience promoted by one scientific paradigm, to be replaced secondly, based on the ecology of knowledge and a new common sense.pt_BR
dc.description.resumoCom esta monografia, desenvolvida a partir de pesquisa estritamente teórica, buscou-se analisar o ensino do direito sob a perspectiva do poder simbólico, com base na obra de Pierre Bourdieu. Analisou-se, da mesma forma, a influência do paradigma científico moderno para o afastamento dos estudantes de Direito em relação à realidade social, com base em Boaventura de Souza Santos. Refletiu-se, ainda sobre, as possibilidades de transformação do mesmo em prol da ampliação do engajamento dos juristas com as questões sociais, através da ruptura com a o processo de violência simbólica e com o desperdício da experiência promovido por aquele paradigma científico, a ser substituído por outro, baseado na ecologia de saberes e em um novo senso comum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectDesperdício da experiênciapt_BR
dc.subjectEcologia de saberespt_BR
dc.subjectNovo senso comumpt_BR
dc.subjectSymbolic violencept_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectCamppt_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectWaste of experiencept_BR
dc.subjectKnowledge ecologypt_BR
dc.subjectNew common sensept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA (re)produção do saber jurídico: uma análise do ensino jurídico com base em Bourdieu e Boaventura S.Santospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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