https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4829
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tadeumoreiradeclasse.pdf | 5.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Uma rede ponto a ponto semântica para composição de serviços em domínios científicos |
Author: | Classe, Tadeu Moreira de |
First Advisor: | Villela, Regina Maria Maciel Braga |
Referee Member: | David, José Maria Nazar |
Referee Member: | Araújo, Marco Antônio Pereira |
Referee Member: | Araujo, Renata Mendes de |
Resumo: | Grandes mudanças estão acontecendo no contexto de pesquisas científicas. Em particular, existe uma maior colaboração entre os pesquisadores, o que leva ao aumento do uso de técnicas de processamento e a necessidade de compartilhar resultados e observações, e a partir disso, construir e executar modelos científicos. Entretanto, encontrar e/ou especificar aplicações científicas não é tão trivial e muitos cientistas não possuem o conhecimento computacional necessário para compor seus estudos experimentais. Nesse sentido, utilizando tecnologias como web semântica e redes ponto a ponto aplicados ao contexto de e-Science, o objetivo desta dissertação é desenvolver uma plataforma de acesso onde os pesquisadores possam trabalhar com informações heterogêneas, acessando comunidades científicas de acordo com seus interesses, e criar novos experimentos baseados na composição de serviços web semânticos. Este trabalho apresenta a abordagem e-ScienceNet, que é uma rede ponto a ponto semântica para auxiliar os cientistas em suas pesquisas. A partir da proposta arquitetural, um protótipo foi especificado e utilizado em quatro provas de conceito. Por meio das provas de conceito foi possível obter indícios da viabilidade do uso da e-ScienceNet, auxiliando e facilitando o desenvolvimento de experimentos científicos pelos cientistas, fornecendo ainda, mecanismos de compartilhamento e pesquisa de recursos. Porém, uma avaliação criteriosa em um ambiente real ainda é necessária. |
Abstract: | Significant changes are occurring in scientific scenario. In particular, there is a higher collaboration among the researchers, which leads to increase the use of processing techniques and the necessity of sharing results and observations, and with that, building and executing scientific experiments. However, finding and/or specifying scientific applications is not trivial and many scientists lack the computational knowledge necessary to compose their experiments Using technologies as semantic web and peer to peer networks in the eScience context, the objective of this work is to develop a platform where the researchers can work with heterogeneous information, accessing scientific communities according to their interests, and creating new experiments based on composition of semantic web services. This work presents the e-ScienceNet approach, which is a semantic peer to peer network, to help scientists in their research. Considering the architectural model, a prototype was specified, which was used in four "Proof of Concept" (PoC). These proofs of concepts aims to obtain evidences of the viability of the use of this proposal on scientific scenarios. From these proofs of concepts, it was possible to obtain evidences of the viability of use of the e-ScienceNet, assisting and facilitating the development of scientific experiments while still providing mechanisms for sharing and searching for resources. However, an evaluation in a real environment is still needed. |
Keywords: | Composição de serviços e-Science Ontologias Redes ponto a ponto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4829 |
Issue Date: | 13-Mar-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.