Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermemartinslumhani.pdf2.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Castelões, Luiz Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fenerich, Alexandre Sperandéo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760116A2pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Schiavonni, Flávio Luiz-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Cristófaro, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707090E6pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Gustavo Angelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467440D9pt_BR
dc.creatorLunhani, Guilherme Martins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433933H8pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-02T15:14:26Z-
dc.date.available2017-06-01-
dc.date.available2017-06-02T15:14:26Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796-
dc.description.abstractThis document presents a synthesized version of a versatile technique whose name is live coding, its historical buildings in music, and a simulation of a tonal improvisation, guided by improvisation with programming languages. In the Introduction (see p. xv), we present a definition of live coding. The definition highlights a focus on music, but does not exclude other artistic powers. In Chapter 1(see p. 1), we highlight a creative mechanism of this technique in two unmusical contexts. In Chapter 2 (see p. 13), we listed periods of musical activities that prototyped and formalized the creative engine of the first chapter. In Chapter 3 (see p. 31), we analyzed a musical proposition, a Sorensen and Swift’s video entitled A Study in Keith (2009), according to the first mental mechanism chapter. The contribution of this work to the Brazilian musicology is a historiographical organization of a technique still little developed in portuguese.pt_BR
dc.description.resumoEste documento discute uma versão sintetizada de uma técnica polivalente cujo nome é live coding, suas construções históricas na Música, e uma simulação de improvisação tonal guiada por improvisação com linguagens de programação. Na Introdução (ver p. xv) apresentamos uma definição de live coding. A definição destaca o fazer musical, mas não exclúi outras potências artísticas. No Capítulo 1 (ver p. 1) destacamos um mecanismo criativo desta técnica em dois contextos não musicais. No Capítulo 2 (ver p. 13) listamos períodos de atividades musicais que prototiparam e formalizaram o mecanismo criativo do primeiro capítulo. No Capítulo 3 (ver p. 31) analisamos uma proposição musical, um vídeo intitulado A Study in Keith de Sorensen e Swift (2009), de acordo com o mecanismo mental do primeiro capítulo. A contribuição deste trabalho para a musicologia brasileira é a organização historiográfica de uma técnica ainda pouco elaborada em português.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JFpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImprovisação de códigospt_BR
dc.subjectMúsica computacionalpt_BR
dc.subjectA Study in Keithpt_BR
dc.subjectLive codingpt_BR
dc.subjectComputer musicpt_BR
dc.subjectA Study in Keithpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleLive coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.