https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
guilhermemartinslumhani.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Castelões, Luiz Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fenerich, Alexandre Sperandéo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760116A2 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | Schiavonni, Flávio Luiz | - |
dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cristófaro, Ricardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707090E6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Gustavo Angelo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467440D9 | pt_BR |
dc.creator | Lunhani, Guilherme Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433933H8 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T15:14:26Z | - |
dc.date.available | 2017-06-01 | - |
dc.date.available | 2017-06-02T15:14:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796 | - |
dc.description.abstract | This document presents a synthesized version of a versatile technique whose name is live coding, its historical buildings in music, and a simulation of a tonal improvisation, guided by improvisation with programming languages. In the Introduction (see p. xv), we present a definition of live coding. The definition highlights a focus on music, but does not exclude other artistic powers. In Chapter 1(see p. 1), we highlight a creative mechanism of this technique in two unmusical contexts. In Chapter 2 (see p. 13), we listed periods of musical activities that prototyped and formalized the creative engine of the first chapter. In Chapter 3 (see p. 31), we analyzed a musical proposition, a Sorensen and Swift’s video entitled A Study in Keith (2009), according to the first mental mechanism chapter. The contribution of this work to the Brazilian musicology is a historiographical organization of a technique still little developed in portuguese. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este documento discute uma versão sintetizada de uma técnica polivalente cujo nome é live coding, suas construções históricas na Música, e uma simulação de improvisação tonal guiada por improvisação com linguagens de programação. Na Introdução (ver p. xv) apresentamos uma definição de live coding. A definição destaca o fazer musical, mas não exclúi outras potências artísticas. No Capítulo 1 (ver p. 1) destacamos um mecanismo criativo desta técnica em dois contextos não musicais. No Capítulo 2 (ver p. 13) listamos períodos de atividades musicais que prototiparam e formalizaram o mecanismo criativo do primeiro capítulo. No Capítulo 3 (ver p. 31) analisamos uma proposição musical, um vídeo intitulado A Study in Keith de Sorensen e Swift (2009), de acordo com o mecanismo mental do primeiro capítulo. A contribuição deste trabalho para a musicologia brasileira é a organização historiográfica de uma técnica ainda pouco elaborada em português. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Improvisação de códigos | pt_BR |
dc.subject | Música computacional | pt_BR |
dc.subject | A Study in Keith | pt_BR |
dc.subject | Live coding | pt_BR |
dc.subject | Computer music | pt_BR |
dc.subject | A Study in Keith | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.