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Type: Dissertação
Title: Escolas estaduais de educação profissional - a experiência de ensino médio integrado à educação profissional no Ceará a partir de 2008
Author: Lima, Ana Léa Bastos
First Advisor: Condé, Eduardo Salomão
Referee Member: Santos, José Alcides Figueiredo
Referee Member: Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo a análise da implementação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), enquanto política pública do Estado do Ceará para a promoção da oferta do ensino médio integrado à educação profissional. Tal política, implementada em 2008 durante o Governo Cid Gomes, teve por objetivo responder às demandas da agenda nacional acerca do plano de ampliação da oferta de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI) no país. As fontes utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa são os documentos oficias sobre as EEEPs, bem como os depoimentos de atores da política coletados a partir de entrevistas semiestruturadas. O principal referencial teórico são os autores Eduardo Salomão Condé (2011) e Jefferson Mainardes (2006), já que a política foi investigada a partir da perspectiva relacionada ao Ciclo de Políticas (Agenda, Formulação, Decisão, Implementação e Avaliação), sendo focalizadas as quatro fases iniciais: Análise do contexto histórico nacional e estadual que propiciou a entrada da educação profissional como pauta para a discussão de políticas públicas; observação da instância política estadual que proporcionou a formulação do projeto de educação profissional no estado do Ceará, bem como a descrição da implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará, apontando seus resultados iniciais. Por fim, foi elaborado um Plano de Ação Educacional com vistas a sugerir algumas estratégias para o aprimoramento da política estudada, com base nas conclusões da pesquisa, dentre as quais destacaram-se a dificuldade estrutural das escolas em prédios adaptados para a oferta de ensino em tempo integral; os desafios para a promoção da integração curricular; a capacitação da equipe docente e a formação na filosofia de gestão (TESE).
Abstract: This essay aims to analyze the implementation of the State Schools of Professional Education (EEEP), while the State of Ceará public policy for the promotion of integrated supply of high school professional education. This policy, implemented in 2008 during the Cid Gomes government, aimed to respond to the demands of the national agenda about the expansion plan offering integrated Secondary Professional Education (EMI) in the country. The sources used for the development of the research are the official documents on EEEPs as well as the statements of political actors collected from semi-structured interviews. The main theoretical framework are the authors Eduardo Condé Salomão (2011) and Jefferson Mainardes (2006), since the policy was investigated from the cycle-related policies (Agenda, Formulation, Decision, Implementation and Evaluation) approach, and the focused initial four phases: Analysis of national and state historical context that led to the entry of vocational education as the agenda for the discussion of public policy; observation of state political structure which provided the project design professional education in the state of Ceará, as well as the description of the implementation of the State Schools of Professional Education of Ceará, pointing its initial results. Finally, we designed a Plan Educational Action to suggest some strategies for improving political study, based on research findings, among which stood out the structural difficulty in school buildings adapted for the supply of full-time teaching; the challenges to promoting curricular integration; the training of the teaching staff and training in management philosophy (TESE).
Keywords: Educação Profissional
Políticas Públicas
Ceará
Professional Education
Public Policy
Ceará
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/469
Issue Date: 29-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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