Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4647
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
priscilafernandessantanna.pdf701.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : As ações avaliativas da mediadora no contexto familiar judicial
Autor(es): Sant'Anna, Priscila Fernandes
Orientador: Gago, Paulo Cortes
Miembros Examinadores: Ladeira, Wânia
Miembros Examinadores: Silveira, Sônia Bittencourt
Resumo: O presente trabalho está inserido no panorama da Linguística Aplicada das Profissões (SARANGI, 2006), buscando ultrapassar o cenário acadêmico das universidades e estabelecer relações de contato o estudo da linguagem e os contextos profissionais. Temos como foco o contexto jurídico e a profissão do mediador. Nesse sentido, empreendemos nosso estudo de natureza qualitativa e interpretativa com base em dados de mediação endoprocessual, gerados em uma vara de família do estado do Rio de Janeiro. Em nossa pesquisa, contamos com a colaboração da mediadora do caso na discussão e interpretação dos dados o que confere um caráter colaborativo (SARANGI, 2001) ao trabalho. Quanto ao método de pesquisa escolhido, utilizamos o estudo de caso, através do qual baseamos nossa análise em investigações detalhadas de um fenômeno, em um cenário específico. Diante desse contexto institucional, buscamos mapear e descrever as ações avaliativas da mediadora, uma vez que nos manuais jurídicos postula-se que o mediador deve ser um terceiro neutro e imparcial, não devendo manipular a argumentação (SALES, 2004). Entretanto, olhando para dados reais de mediação, constatamos ações avaliativas (GOODWIN e GOODWIN, 1992) da mediadora, o que a rigor não “deveriam” ocorrer, pois avaliar envolve emitir opinião ou juízo de valor (LINDE, 2007). Por fim, nossa perspectiva de trabalho é a de fala-em-interação que tem, nos turnos de fala e nas transcrições, a base analítica para se falar do comportamento do mediador.
Resumen : This work is inserted in the panorama of Applied Linguistics of professions (Sarangi, 2006), looking beyond the academic setting of the universities and establish contact to the study of language and professional environments. We focus on the legal profession and the mediator. In this sense, we undertook our study of qualitative and interpretive, based on data mediation endoprocessual, generated in a family court of the state of Rio de Janeiro. In our research, we've had the colaboration of the mediator in the case discussion and interpretation of data which gives a collaborative nature (Sarangi, 2001) to work. As the research method chosen, use the case study through which we base our analysis on detailed investigations of a phenomenon in a specific setting. Given this institutional context, we seek to map and describe the actions of assessment of mediator, since the juridical manuals postulate that the mediator should be a neutral and impartial and should not manipulate the argumentation (Salles, 2004). However, looking at mediation real data, we find actions of assessments (Goodwin and Goodwin, 1987) of the mediator, which, strictly speaking no "should" occur, because it involves give an opinion or value judgments. (Linde, 2007). Finally, our work has a talk-in-interaction perspective which has, in turns of talk and on the transcripts, the analytical basis to talk about the behavior of the mediator.
Palabras clave : Linguística aplicada das profissões
Linguística interacional
Mediação e avaliação
Applied linguistic professionals
Interactional linguistic
Mediation and assessment
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4647
Fecha de publicación : 19-sep-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.