Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4511
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analuisadoamaralfernandes.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Afonso, Andréia Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796282U5pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Gilmar Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766436T1pt_BR
dc.creatorFernandes, Ana Luisa do Amaral-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4338954J6pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T16:02:31Z-
dc.date.available2017-05-15-
dc.date.available2017-05-17T16:02:31Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4511-
dc.description.abstractInterdisciplinarity is a term widely cited in studies and scientific researches that aim to show the non-fragmentation of knowledge as an exit to improvement of teaching and learning. However, although its importance in the teaching practice is frequently discussed, inserting it in classes is poorly revealed, making it difficult the elaboration and development of interdisciplinary projects in Primary Education schools. Thus, the present study aims to investigate how three secondary school science teachers, from municipal and state network of the city of Juiz de Fora, and supervisors of the subproject Science Cycle II, developed the interdisciplinary work in their classroom. Seven stages of dada obtainment were contemplated, starting with a semi-structured interview to identify which were the teachers’ concept of interdisciplinarity. Facing difficulties to formulate the concept, weekly meetings were done to discuss about texts of the subject, followed by a second semi-structured interview to monitor the changes or not in the comprehension of the concept. The texts were essential for the construction of a convergent definition about the term, necessary for the elaboration of a project considered interdisciplinary by the participants, with later application in classes, in which they teach. During the elaboration of the Project, was made a study of knowledge of mobilized teachers as well as a record about their distress, difficulties and an identification of the importance of the work they were doing in a field journal. A third semi-structured interview was done to assess the challenges encountered during the application and to reflect on interdisciplinary practice. Some difficulties were pointed out by them in doing a frequent interdisciplinary practice. Some of these points were lack of time to plan and search the classes, financial resources, didactical material, bibliographic references about the teaching and learning process with interdisciplinary approach, and preparation, since initial formation is quite specific. Despite all the difficulties, the data analysis points out many advantages in the interdisciplinary practice to the knowledge of the students, as well as to the work of the teachers.pt_BR
dc.description.resumoA interdisciplinaridade é um termo muito citado em estudos e pesquisas científicas que buscam mostrar a não fragmentação do conhecimento como uma saída para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Mas, apesar de muito se discutir sobre sua importância na prática docente, pouco é revelado sobre como inseri-la nas aulas, dificultando a elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas de Educação Básica. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo investigar como três professoras de Ciências do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes municipal e estadual de Juiz de Fora, e supervisoras do subprojeto Ciências Ciclo II do PIBID/UFJF, desenvolvem o trabalho interdisciplinar em sala de aula, fora do âmbito do PIBID. Foram contempladas sete etapas para obtenção dos dados. Iniciou-se com uma entrevista semiestruturada para identificar as concepções das professoras sobre interdisciplinaridade. Diante das dificuldades para chegarem ao conceito, foram realizados encontros semanais para discussão de textos sobre o assunto, seguidos de uma segunda entrevista semiestruturada para acompanhar as mudanças ou não na compreensão do conceito. Os textos foram essenciais para a construção de uma definição convergente sobre o termo, necessária para a elaboração de um projeto considerado interdisciplinar pelas participantes, com posterior aplicação em turmas, nas quais lecionam. Durante a elaboração do projeto, foi feito um estudo dos saberes docentes mobilizados, assim como o registro das angústias, dificuldades e identificação da importância do trabalho realizado em um diário de campo. Uma terceira entrevista semiestruturada foi feita para avaliar os desafios encontrados durante a aplicação e para refletir sobre a prática interdisciplinar. As dificuldades apontadas por elas para que a prática interdisciplinar seja frequente, são: falta de tempo para pesquisa e planejamento das aulas, recursos financeiros escassos, falta de material didático, poucas referências bibliográficas que tratam do processo de ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar, e despreparo, já que a formação inicial é bastante específica. Apesar de todas as dificuldades, a análise dos dados aponta muitas vantagens da prática interdisciplinar para o aprendizado dos estudantes bem como para o trabalho das próprias professoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA prática interdisciplinar de professoras de ciências do ensino fundamental ciclo IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.