Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4485
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielevelingdasilva.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Pelo prisma de Stendhal: um olhar do literato sobre si, Napoleão, a Corte e a Aliança Trono-Altar (1790-1842)
Author: Silva, Daniel Eveling da
First Advisor: Domingues, Beatriz Helena
Referee Member: Lopes, Ana Mónica Henriques
Referee Member: Borges, Célia Aparecida Resende Maia
Referee Member: Villalta, Luiz Carlos
Referee Member: Martins, Maria Fernanda Vieira
Referee Member: Lino, Sonia Cristina da Fonseca Machado
Resumo: Esta tese aborda como alguns aspectos da história e da sociedade francesas em fins do século XVIII e inícios do XIX foram representados na obra de Stendhal. O objetivo principal é analisar como Stendhal interpretou quatro tópicos: sua própria biografia, o líder Napoleão Bonaparte, a Sociedade de Corte e a “Aliança Trono-Altar” em seu tempo. Através desses tópicos, a intenção é tentar compreender a visão do autor sobre algumas características da sociedade francesa, em particular, e da europeia, em geral. A opção metodológica foi o cruzamento de obras de diferentes naturezas (contos, crônicas, romances e memórias) buscando identificar como os temas elencados perpassam cada uma delas. A conclusão foi de que alguns temas sofreram importantes variações, enquanto sofreram variações em diferentes momentos da vida de Stendhal. Outro recurso metodológico para compreender a obra de Stendhal foi a interdisciplinaridade entre a história, literatura e psicologia. Mais especificamente buscou-se contextualizar as análises de Stendhal sobre essas problemáticas - políticas, sociais e religiosas da sociedade francesa – em relação a algumas discussões historiográficas sobre a história da França no período. Como outros clássicos, Stendhal já teve inúmeras interpretações. Portanto, a leitura apresentada por essa tese propõe-se a acrescentar às demais alguns aspectos ainda não suficientemente explorados, especialmente no que se refere ao cruzamento de temas e fontes aqui efetuado.
Abstract: This thesis discusses how some aspects of the history and society of France in the late eighteenth and early nineteenth centuries were represented in Stendhal’s work. The main objective is to analyze Stendhal’s interpretation of four topics: his own biography, the leader Napoleon Bonaparte, the Society of Court, and the "Throne-Altar Alliance” in his own time period. Through these topics, the intention is to try to understand the author´s view regarding some aspects of French society in particular, and European society in general. The methodological option was to traverse different kinds of work (stories, essays, novels, and memoirs) seeking to identify how the listed themes pervade each of them. The conclusion was that while some subjects did not undergo major changes, others varied according to different moments in Stendhal's life. The interdisciplinarity between history, literature, and psychology was employed to understand Stendhal´s work. More precisely, to contextualize Stendhal’s analyses on these issues - political, social, and religious, in French society - with some historiographical discussion of the history of France in this period. Like other classics, Stendhal has had numerous interpretations. Therefore, the reading presented by this thesis aims to add to other aspects not sufficiently explored, specifically in what regards the coverage of topics and sources done here.
Keywords: Stendhal
Representações
Interpretações
Stendhal
Representations
Interpretations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4485
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.