Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/447
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariacandidavianapereira.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730573J0pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Antenor Rita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779761E1pt_BR
dc.creatorPereira, Maria Cândida Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T18:41:12Z-
dc.date.available2016-01-20-
dc.date.available2016-01-25T18:41:12Z-
dc.date.issued2014-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/447-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the strategies of accessibility offered to students with disabilities to participate in Avalia BH - external evaluation of Belo Horizonte. A research about the appropriation of results by local schools of the guidance document sent to them by the Municipal Education was held. It was conducted a literatura review with authors who work with school inclusion such as Mantoan, Sassaki, Mazzotta well as a study on External evoluation and in Large Scale based on Lima, Gadotti e Dalben. It was investigated, in detail, the various schedules of systemic reviews that the City participates in order to understand which orientation is offered for the enforcement of legislation concerning the inclusion.Interviews with the Coordinator of Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Educação de Belo Horizonte and teachers who work in four Regional offices was conducted in order to understand the perception of these actors on the appropriation of results of the guiding documents and also to understand how the practical accessibility of students with disabilities in Avalia BH is. Finally, the dissertation proposes a Educational Action Plan which aims to potentialize and qualify the accessibility of students with disabilities to participate in the Avalia BH.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem o objetivo de analisar as estratégias de acessibilidade oferecidas aos alunos com deficiência para a participação no Avalia BH – avaliação externa de Belo Horizonte. Foi realizada uma pesquisa acerca da apropriação pelas escolas municipais do documento orientador enviado às mesmas pela Secretaria Municipal de Educação. Conduziu-se e uma revisão de literatura com autores que trabalham a inclusão escolar como Mantoan, Sassaki, Mazzotta, bem como um estudo sobre Avaliações Externas e em Larga Escala baseado em Lima, Gadotti e Dalben. Investigou-se, detalhadamente, os diversos cadernos das avaliações sistêmicas que o Município participa a fim de compreender qual a orientação é oferecida para o cumprimento da legislação referente à inclusão. Também foram realizadas entrevistas com a Coordenadora do Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Educação de Belo Horizonte e com professores que atuam na gestão de quatro regionais da cidade com vistas a compreender a percepção destes atores sobre a apropriação dos documentos orientadores e como se dá na prática a acessibilidade dos alunos com deficiência no Avalia BH. Por fim, o trabalho propõe um Plano de Ação Educacional que tem como objetivo potencializar e qualificar a acessibilidade dos alunos com deficiência para participarem do Avalia BH.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectAvaliação Sistêmicapt_BR
dc.subjectAvalia BHpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectDisabilitiespt_BR
dc.subjectSystemic Reviewpt_BR
dc.subjectAvalia BHpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise das estratégias de acessibilidade ao sistema de avaliação Avalia BH para os alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.