Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4479
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pauloitaciomartelesbastos.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: As ações gestoras para a efetivação das metodologias do PNAIC na prática docente
Autor(es): Bastos, Paulo Itaciomar Teles
Primeiro Orientador: Santos, Ilka Schapper
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Este trabalho de pesquisa faz parte do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd-UFJF). Tem como objetivo um estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - nas escolas pesquisadas, a fim de analisar a existência ou não de ações gestoras que possam interferir no processo de efetivação do Pacto. Para tanto, buscou-se descrever o desenho do programa educacional do PNAIC, assim como pesquisar as ações gestoras nas Escolas Estaduais e Coordenadoria do PNAIC em Manacapuru), buscando identificar se existe uma sintonia entre tais ações que possam facilitar a transposição didática do que foi apreendido nas formações do Pacto para prática docente. Autores como Mainardes (2007), Neubauer e Silveira (2008), Brooke (2012), Lück (2009), Mintzberg (2010), Condé (2012) e outros dão sustentação teórica a essas reflexões sobre o objetivo do programa educacional em foco, como também da relevância do papel do gestor educacional para a efetivação do programa. A pesquisa utiliza do Estudo de Caso dentro da abordagem qualitativa, que envolve levantamento e análise documental, pesquisa bibliográfica, observação do cotidiano dos atores (Diário de Campo), realização de entrevista para os coordenadores locais do PNAIC, gestores e professoras alfabetizadores das escolas estudadas. A análise dos dados fomentou um diagnóstico: 1. a implantação do programa nas escolas, em alguns itens, não obedeceu ao desenho original; 2. a não observância pela CREM – Coordenaria Regional de Educação de Manacapuru e pelas escolas da criação das equipes de trabalho; 3. a rotatividade das professoras do Ciclo de Alfabetização do EF; 4. a não formação e envolvimento dos gestores pelo programa; 5. a falta de planejamento, monitoramento e avaliação das práticas docentes. Com base nesse diagnóstico, elaborou-se o Plano de Ação Educacional – PAE – que propõe ações estratégicas para o enfrentamento das necessidades para consolidar a efetivação das metodologias do PNAIC nas práticas docentes.
Abstract: This research is part of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd-UFJF). It aims to a study by the National Pact for Literacy in the Age One - PNAIC in schools surveyed in order to analyze whether or not management actions that may interfere with the effectiveness of the Pact process. Therefore, we attempted to describe the design of the educational program PNAIC, as well as research the management actions in state schools and Coordination of PNAIC in Manacapuru) in order to identify whether there is a match between such actions that may facilitate the didactic transposition of what was seized the Compact training for teaching practice. Authors like Mainardes (2007), Neubauer and Silveira (2008), Brooke (2012) Lück (2009), Mintzberg (2010), Condé (2012) and others give theoretical support to these reflections on the purpose of the educational program in focus as well as the relevance of the role of the educational manager for the realization of the program. The research uses the case study within the qualitative approach that involves survey and document analysis, bibliographic research, observation of everyday actors (Field logbook), interview achievement for local coordinators PNAIC, managers and literacy teachers of the schools studied. Data analysis fomented a diagnosis: 1. implementation of the program in schools in some items, not followed the original design; 2. non-compliance by CREM - coordinate Regional Manacapuru of Education and schools the creation of work teams; 3. turnover of teachers of EF Literacy Cycle; 4. no formation and involvement of managers; 5. program lack of planning, monitoring and evaluation of teaching practices. Based on this diagnosis was elaborated Educational Action Plan - PAE proposing strategic actions for addressing the needs to consolidate the effectiveness of methodologies PNAIC in teaching practices.
Palavras-chave: Alfabetização
PNAIC
Gestão pedagógica
Literacy
PNAIC
Pedagogical management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4479
Data do documento: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.