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Tipo: Dissertação
Título: Apropriação dos resultados das avaliações externas: um estudo investigativo na escola “Bela Vista”
Autor(es): Leão, Aliziane da Mata
Primeiro Orientador: Santos, José Alcides Figueiredo
Membro da banca: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como principal objetivo refletir sobre o uso dos resultados das avaliações externas, a partir de um olhar investigativo sobre o processo que desencadeou tais resultados. Mensurar a qualidade da educação por meio dos dados de desempenho em avaliações externas é uma ação necessária diante do atual cenário educacional. O foco da pesquisa, durante o processo investigativo, concentrou-se na análise das ações implementadas pela escola “Bela Vista”, para a apropriação dos resultados das avaliações externas, considerando as características do contexto escolar. Para tanto, no processo foram realizadas: a pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas com os atores do universo pesquisado: diretor escolar, professores de Língua Portuguesa e Matemática e alunos do 9º ano. Os resultados da pesquisa confirmam o uso ineficiente e ineficaz dos resultados da avaliação externa, à medida que não há, na cultura organizacional da escola, espaços, tempos e ações sistematizadas para análise, discussão e divulgação dos resultados. Nesse sentido, o Plano de Ação Educacional (PAE) contempla ações no âmbito da gestão e apropriação dos resultados, no intuito de construir uma cultura avaliativa subsidiada pela ação reflexiva e participativa dos membros da comunidade escolar sobre os resultados da escola.
Abstract: This thesis, developed under the Professional Master’s Program in Education Management and Assessment (PPGP) of the Center for Education Public Policy and Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF), aims to reflect on the use of the external evaluations results, from an investigative look at the process that triggered such results. Measuring the education quality through the performance data in external evaluation is a necessary action considering the current educational scenario. Evaluating the data alone is an outdated attitude and contrary to the principles of quality and equity that support the educational evaluation policy. The focus of the research, during the investigative process, was the analysis of the actions implemented by “Bela Vista” school for the appropriation of the results of external evaluations, considering the characteristics of the school context. Thus, in the process, the following processes were carried out: documentary research and interviews with semi-structured questions applied to participants of the researched universe: school principal, Portuguese and Mathematics teachers and 9th graders. The survey results confirm the inefficient and ineffective use of external evaluation results, as there is no space, time and/or systematic actions to analysis, discussion and dissemination of results in the organizational culture of school.
Palavras-chave: Apropriação de resultados
Prova Brasil
SADEAM
Appropriation of results
Prova Brasil
SADEAM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4474
Data do documento: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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