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Clase: Dissertação
Título : Prestação de contas na perspectiva dos gestores das unidades escolares da regional metropolitana VII-RJ
Autor(es): Ribeiro, Luciana Lima Gentil
Orientador: David, Marcus Vinícius
Miembros Examinadores: Sanabio, Marcos Tanure
Miembros Examinadores: Carvalho, Francisval de Melo
Resumo: O presente trabalho busca identificar as dificuldades e os desafios frequentes apontados pelos gestores como possíveis obstáculos para a autuação dos processos de prestação de contas dos recursos estaduais, de merenda e de manutenção, e que podem acabar sendo fator determinante da causa da inadimplência da Unidade Escolar. Ainda que, a Resolução SEEDUC nº 3630/2007 oriente quanto ao dispositivo de como elaborar a prestação de contas e de que maneira os recursos podem ser executados, alguns gestores apresentam dificuldades em cumprir, dentro do prazo determinado, o que lhe é confiado e exigido. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário aos gestores das UEs localizadas em quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro, a saber, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti, que fazem parte da Regional Metropolitana VII. Este trabalho foi elaborado a partir de um estudo de caso, a metodologia utilizada foi qualitativa, e, como principal aporte teórico utilizou-se os estudos de Heloísa Lück. Os dados coletados apontaram para três principais dificuldades de acordo com a percepção dos gestores respondentes: carência de pessoal, dificuldade em cumprir os prazos determinados pela SEEDUC/RJ e falta de tempo para se dedicar à prestação de contas. A partir dos resultados, apresenta-se um Plano de Ação cujas proposições sugerem ações palpáveis que contribuam positivamente para que o gestor possa cumprir com as exigências da Secretaria de Educação, evitando possíveis punições em decorrência do não cumprimento dos prazos. Tais proposições estão voltadas para a capacitação dos gestores, compartilhamento de experiências, busca de soluções em grupo para os obstáculos apresentados e auxilio para dirimir as dificuldades ainda apresentadas por esses gestores.
Resumen : This work aims to identify difficulties and challenges which are frequently pointed out by managers as possible hindrances to the filing of the proceedings of account rendering of state resources for school meals and maintenance, and which can be determining factors of the cause of default by school units. Even though the Resolution of SEEDUC (State Department of Education of Rio de Janeiro) number 3630/2007 provides guidance as to the provision on how to render accounting and in what manner resources can be executed, some managers face difficulties in fulfilling within due time what is expected and demanded from them. In this dissertation, in order to collect data, a questionnaire was submitted to managers of school units located in four towns of the state of Rio de Janeiro: Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis and São João de Meriti, which are part of Regional Metropolitana VII (Metropolitan Region VII). This work was developed from a case study; its methodology was of a qualitative character, since it aimed to find the main challenges of school managers related to account rendering. As its main theoretic sources, studies by Heloísa Lück, as well as authors Martins, Libâneo and Polon, were considered. Data collected pointed to three main difficulties, according to the perceptions of answering managers: shortage of staffs, difficulties in meeting deadlines set by SEEDUC/RJ and lack of time to put into account rendering. From these results, a Plan of Action is presented, whose propositions suggest solid actions that might contribute substantially so that a manager can fulfill the demands of the Department of Education, preventing possible consequences of not meeting deadlines, such as answering to account taking. The propositions presented in this work are aimed at qualifying managers, sharing experiences, seeking group solutions for hindrances that are presented and assistance to prevent difficulties faced by those managers.
Palabras clave : Inadimplência
Prestação de Contas
Gestão
Rio de Janeiro
Default
Account rendering
Management
Rio de Janeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/444
Fecha de publicación : 13-ago-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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