Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/435
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariajanainadeoliveiragordianonascimento.pdf983.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1David , Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730573J0pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Antenor Rita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779761E1pt_BR
dc.creatorNascimento, Maria Janaina de Oliveira Gordiano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8525835T8pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T17:59:12Z-
dc.date.available2016-01-19-
dc.date.available2016-01-25T17:59:12Z-
dc.date.issued2014-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/435-
dc.description.abstractThis paper aims to describe and analyze the process of implementation of the National Policy on Special Educacion in the context of inclusive education in the city of Cruzeiro do Sul in the state of Acre and propose an action plan to work with the inclusion of students with disabilities. The methodology consisted of a documental research, carried out by means of the analysis and study of the policy, the existing legislation, the school census and annual reports sent by the school to the sector of the secretary responsible for special education, the NAPI (Nucleum for Pedagogical Support the Inclusion). Surveys were applied to teachers of AEE (Educational Specialist Attendance) and interpreters. Subsequently, interviews were held with the general coordinator of the NAPI and with two of supervisors accompanying and supporting the teachers of AEE, interpreters and personal attendants. Over the chapters it is possible to verify how the process of implementation of the National policy on Special education was realized in the state school in Cruzeiro do Sul, the advances achievements and that, still, deserves further development and improvements. The reflections are carried out in order to corroborate with the aim of improving the work offered in the state school of the district.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva descrever e analisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Cruzeiro do Sul no estado do Acre e propor um plano de ação para os trabalhos com a inclusão de alunos com deficiência. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa documental, realizada por meio da análise e estudo da política, da legislação vigente, de dados do censo escolar e dos relatórios anuais enviados pelas escolas ao setor da secretaria responsável pela educação especial, o NAPI (Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão). Foram aplicados questionários aos professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e intérpretes. Realizou-se posteriormente, entrevistas com o coordenador geral do NAPI e com dois dos orientadores que acompanham e dão suporte aos professores de AEE intérpretes e atendentes pessoais. Ao longo dos capítulos é possível verificar como o processo de implementação da política nacional de educação especial ocorreu nas escolas estaduais de Cruzeiro do Sul, os avanços conquistados e o que, ainda, merece aprofundamento e melhorias. As reflexões são realizadas a fim de corroborarem com as proposições apresentadas com o intuito de aprimorar os trabalhos oferecidos nas escolas estaduais do município.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectImplementação de Políticapt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPolicy Implementationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação da implementação e resultados da política nacional de educação especial nas escolas estaduais de Cruzeiro do Sul - Acrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.