Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4208
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
gabrielguedespais.pdf299.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O caos orwelliano de 1984 como paradigma indesejável: uma análise sobre Direito e distopia
Autor(es): Pais, Gabriel Guedes
Orientador: Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro
Miembros Examinadores: Reis, Fellipe Guerra David
Miembros Examinadores: Andrade, Mario Cesar da Silva
Resumo: O trabalho delineia como seu propósito a crítica e o questionamento das próprias instituições do Direito, assim como o seu pressuposto de existência. Isto é, partindo-se da premissa de que a estruturação normativa de uma sociedade visa – ou, pelo menos, deveria – à preservação e à proteção do ser humano de acordo com uma perspectiva generalista, é perfeitamente possível a elaboração de uma crítica em relação aos rumos evidenciados na maioria dos Estados contemplados por uma estrutura normativa democrática. Busca-se, portanto, mais precisamente, apontar aspectos, ainda que de maneira superficial, de acordo com os quais o Direito, ora estruturador de ordenamentos jurídicos que objetivem, acima de outras coisas, a valorização máxima da figura humana, tem rumado justamente a uma desumanização de suas instituições e objetivos. A sociedade distópica, portanto trágica, retratada por George Orwell em 1984 servirá de arcabouço paradigmático, exatamente, do resultado mais extremo que se deseja evitar. Trata-se de uma análise que perpassa por conceituações do Direito por parte de juristas e filósofos desde a Antiguidade até a Contemporaneidade, então confrontadas com situações extraídas da literatura e do mundo empírico, objetivando caracterizar a necessidade de que se destine o Direito posto em prática muito mais à preservação do ser humano do que a qualquer outro costume que o desumanize.
Resumen : This work delineates as its purpose the criticism and the questioning of the Law and the legal systems as well as their presupposition of existence. I.e., from the premise that the normative structure of a society aims at – or at least it should – preserving and protecting the human being according to a generalist perspective, the elaboration of a critique related to the courses evidenced in the majority of the States contemplated by a democratic normative structure is perfectly feasible. It is therefore sought to point out aspects more precisely, even in a superficial approach, according to which the Law, while structuring legal systems that objectify, above other things, the maximum appreciation of the human beings, has however been heading towards a dehumanisation of its institutions and objectives. The dystopian and therefore tragic society portrayed by George Orwell in 1984 will play the role of a paradigmatic outline, precisely, of the most extreme result wished to be prevented. It is about an analysis that pervades conceptualisations of the Law by jurists and philosophers since the Antiquity up to the Contemporaneity, that are confronted to situations extracted from both the literature and the empirical world, objectifying the characterisation of the necessity to destine the implemented Law further more to the preservation of the human being than to any other custom which dehumanises it.
Palabras clave : Distopia
Direito e Literatura
1984
Contemporaneidade
Orwell
Desumanização
Dystopia
Law and Literature
1984
Contemporaneity
Orwell
Dehumanisation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4208
Fecha de publicación : 12-dic-2014
Aparece en las colecciones: Faculdade de Direito - TCC Graduação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.