https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4201
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
túliobarrosnascimento.pdf | 562.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lago, Cristiano Álvares Valladares do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3443836158867613 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guedes, Cleverson Raymundo Sbarzi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2394620408499598 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Luiz Antônio Barroso | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9682043651031116 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Túlio Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9540182903455128 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-09T14:48:12Z | - |
dc.date.available | 2017-05-03 | - |
dc.date.available | 2017-05-09T14:48:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4201 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca fazer uma análise da polêmica existente nos casos de tipificação nos homicídios no trânsito, concluindo ora pelo dolo eventual, ora pela culpa consciente. Para esclarecer a questão, os conceitos de dolo e culpa serão expurgados, bem como suas espécies, as teorias de diferenciação e as consequências da aplicação de um ou outro instituto. No decorrer do estudo os delitos de trânsito com resultado morte, quais sejam, embriaguez ao volante e racha automobilístico, serão esmiuçados, estando sempre atinentes à legislação vigente. Decisões judiciais serão colacionadas, mostrando-se as contradições de ideias concernentes à dicotomia entre a aplicação do dolo eventual ou da culpa consciente para os respectivos crimes, além dos acertos e desacertos pertinentes à matéria feitos pelo Judiciário. Ao final, será demonstrada a grande influência que a sociedade exerce sobre as decisões judiciais relativas ao tema, concluindo pela ânsia daquela por maior repressão ao condutor infrator e, consequentemente, julgados que se distanciam da técnica jurídica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Embriaguez | pt_BR |
dc.subject | Racha automobilístico | pt_BR |
dc.subject | Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Homicídio | pt_BR |
dc.subject | Dolo eventual | pt_BR |
dc.subject | Culpa consciente | pt_BR |
dc.subject | Divergência judicial | pt_BR |
dc.subject | Ânsia social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL | pt_BR |
dc.title | Dolo eventual ou culpa consciente nos homicídios de trânsito: a influência da ânsia social pela repressão à violência no trânsito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.