Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4136
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ivanildoluisbarbosadesouza.pdf918.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee2Bonamino, Alícia Maria Catalano de-
dc.creatorSousa, Ivanildo Luis Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8173847Z9pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-20T15:04:17Z-
dc.date.available2017-04-20-
dc.date.available2017-04-20T15:04:17Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4136-
dc.description.abstractThis thesis is developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). This work is a study that aims to draw up an Educational Action Plan for the perfection of teachers in the final years of elementary school of Recife Teaching Municipal Network - RMER, with the object of study the teacher's role teachers and continuing education meetings. The study conducts a qualitative analysis of continuing education through the work of trainers, from a seated theoretical basis of bibliographic sources on the topic. To know the implications of this formative proposal, the empirical support gathers data collected through a focus group conducted with some professional training team and a questionnaire consisting of closed and open questions to teachers who attend training meetings. At baseline, issues are addressed related to continuing education process for teachers in Brazil, followed by a historical overview of continuing education in RMER, since the enactment of the Law of Guidelines and Bases of National Education, Law No. 9394/96. Considerations are made on the dimensions of Recife Education Secretariat related to the continuing education of teachers, as well as the description of the structure and development of such training in the Municipal Network Reef Education. Following a methodological analysis shows the path followed by research with their respective procedures for data collection and analysis. In this perspective, the results were analyzed and discussed from the collected data. The obtained product research suggests a reassessment of the continuing education program of RMER, it focused on the evolution of the work developed by the trainers of network and improving the training of teachers meetings, seeking the necessary adjustments to the program's efficiency.pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este trabalho trata de um estudo que tem como objetivo a elaboração de um Plano de Ação Educacional com vistas ao aperfeiçoamento dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife – RMER, tendo como objeto de estudo o papel do formador de professores e os encontros de formação continuada. O estudo procede a uma análise qualitativa da formação continuada, através do trabalho dos formadores, a partir de uma base teórica assentada em fontes bibliográficas sobre o tema. Para conhecer os desdobramentos desta proposta formativa, o suporte empírico reúne dados coletados através de um grupo focal realizado com alguns profissionais da equipe de formação e a aplicação de questionário composto de perguntas fechadas e abertas aos professores que frequentam os encontros da formação. No início do estudo, são abordadas questões relacionadas ao processo de formação continuada de professores no Brasil, seguida de uma síntese histórica da formação continuada na RMER, a partir da promulgação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9394/96. São feitas considerações sobre as dimensões da Secretaria de Educação do Recife relacionada à formação continuada de professores, bem como a descrição da estrutura e do desenvolvimento dessa formação na Rede Municipal de Ensino do Recife. Na sequência, uma análise metodológica apresenta a trilha seguida pela investigação com seus respectivos procedimentos de coleta e análise de dados. Nessa perspectiva, os resultados foram analisados e discutidos a partir dos dados coletados. O produto obtido na pesquisa sugere uma reavaliação do programa de formação continuada da RMER, focada na evolução do trabalho desenvolvido pelos formadores da Rede e na melhoria dos encontros de formação dos professores, buscando os ajustes necessários à eficiência do programa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação continuada na rede municipal de ensino do recife: o papel do formador de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.