Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4091
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulaquinetdeoliveira.7z154.81 MBUnknownVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bronzato, Lucilene Hotz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727909A6pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770071H4pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Carmen Rita Guimaraes Marques de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798895Z0pt_BR
dc.creatorOliveira, Paula Quinet de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-19T14:30:31Z-
dc.date.available2017-02-10-
dc.date.available2017-04-19T14:30:31Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4091-
dc.description.abstractThis research is the unfolding of research macro-project “In behalf of a pedagogy of writing: proposals for solutions to writing problems presented in educational situation”, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF-MG. The work departs from pointing out the low literacy level of 7th graders in a local public school in the outskirts of Juiz de Fora, Minas Gerais, and, consequently addresses the need of training efficient text readers and writers. The object of the research entails a reflection on how textual genres should be approached in class, more specifically news writing, as tool to linguistic development in oral and written skills. Such study is underlain by the hypothesis that only didactic models that allow for the teacher’s real mediation are efficient in teaching/learning of reading and writing. It is then assumed the observation and application in class of teacher-mediated writing proposals, namely MONITORED WRITING, focused here, which consists in an itinerary of textualization based on a model text to be deconstructed and reconstructed through a set of instructions followed by the students. The study aims to investigate if including MONITORED WRITING pedagogical tool in the modules of canonic didactic sequence (DOLZ E SCHENEUWLY, 2004) accounts for the necessary social cognitive development to train proficient readers and writers of “news writing” genre. The research embodies research-action methodology and encompasses quantitative and qualitative procedures as analytical method. Upon the corpus analysis of all the didactic sequence workshops, it was found that the didactic sequence enriched with monitored writing modules is efficient to develop reading and writing skills, considering that final productions of the students compared to earlier ones showed significant progress in news writing.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é um desdobramento do macroprojeto de pesquisa “Por uma pedagogia da escrita: propostas de soluções para problemas de escrita apresentados em situação escolar”, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF-MG. Este trabalho apresenta como ponto de partida o baixo grau de letramento dos alunos do 7° ano de uma escola pública municipal, localizada na periferia de Juiz de Fora, Minas Gerais, e, consequentemente, a necessidade de formação de leitores e produtores eficientes de textos. O questionamento motivador da pesquisa reflete como deve ser processado, em sala de aula, o estudo dos gêneros textuais, mais especificamente da notícia jornalística, como ferramenta para o desenvolvimento linguístico, em competência oral e escrita. Tal estudo se ancora na hipótese de que apenas modelos didáticos que permitem uma mediação real do professor são eficientes para o ensino/aprendizagem da leitura e escrita. Para isso, pressupõe-se a observação e a aplicação em sala de aula de propostas de escrita mediadas pelo professor, dentre as quais a ESCRITA MONITORADA, foco deste trabalho, a qual consiste em um roteiro de textualização, baseado em um texto modelar que é desconstruído e reconstruído por meio de um conjunto de instruções a ser executado pelos alunos. O objetivo do estudo é verificar se a inclusão da ferramenta pedagógica ESCRITA MONITORADA aos módulos de uma sequência didática canônica (DOLZ E SCHENEUWLY, 2004), contribui com o desenvolvimento sociocognitivo necessário para formação de leitores e redatores proficientes do gênero “notícia de jornal”. A pesquisa se configura metodologicamente como uma pesquisa-ação e apresenta procedimentos quantitativos e qualitativos como método analítico. Após analisarmos o corpus constituído por todas as oficinas que compõem a sequência didática, a análise dos dados nos revelou que a técnica da sequência didática, enriquecida com módulos de escrita monitorada, é eficiente para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, uma vez, ao compararmos as produções iniciais dos alunos às produções finais, detectamos significativos progressos na escrita do gênero notícia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectNotícia jornalísticapt_BR
dc.subjectEscrita monitoradapt_BR
dc.subjectTexto modelarpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA escrita monitorada como ferramenta pedagógica na aquisição de um gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.