https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4007
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
luceliacristinabrantmarizsa.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A gestão estratégica frente ao absenteísmo docente: a realidade de duas escolas de Janaúba (MG) |
Autor(es): | Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz |
Orientador: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Miembros Examinadores: | Gesqui, Luiz Carlos |
Resumo: | A presente dissertação objetivou analisar as ações estratégicas dos gestores escolares frente ao absenteísmo docente, em duas escolas que atendem aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio, no município de Janaúba (MG). Destaca-se, ao final do trabalho, o desenvolvimento de um Plano de Intervenção Educacional que compreende a produção de orientações para a gestão escolar e sugestões para o Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais, tendo como foco a melhoria da atuação dos gestores escolares e, consequentemente, a redução do absenteísmo docente, com a prática de novas ações de condução do tema. O absenteísmo docente se tornou um objeto de estudo relevante por consistir em um problema frequente nas escolas, prejudicando o desempenho dos alunos, pela ruptura no processo de ensino e aprendizagem, e a organização da rotina escolar na educação básica. A escassez de literatura sobre o tema fez a pesquisa ainda mais relevante, já que os assuntos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem devem ser discutidos e entendidos pelos atores do processo. Os referenciais teóricos utilizados para estudo foram Santos (2006), Gesqui (2008), Zanardi (2008; 2009), Tavares et al. (2010) e as legislações próprias do sistema de ensino. A metodologia utilizada assumiu uma abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental para aquisição de dados oficiais e da realização de entrevistas semiestruturadas, com professores com maior e menor número de faltas, com os gestores (diretores e vice-diretores) e com a Superintendente Regional de Ensino. O período da pesquisa documental se concentrou entre os anos de 2010 a 2012, com entrevistas realizadas em 2013. A pesquisa mostrou que as estratégias adotadas pelos gestores em ambas as escolas, apesar de diferentes entre si, podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem, o que nos levou à elaboração de um Plano de Intervenção Educacional, composto por medidas preventivas em relação às faltas docentes. |
Resumen : | This dissertation aimed to analyze the strategic actions of school administrators against teachers absenteeism in two schools that meet the final years of basic school and high school in the city of Janaúba (MG). Stands out at the end of the work, the development of an Educational Intervention Plan that comprehend the production of guidelines for school administrators and suggestions for the state government of education of Minas Gerais, with a focus on improvement the performance of school administrators and thus reducing absenteeism of teachers, with practice of new actions leading theme. The teacher absenteeism became an object of study relevant because it consists of a frequent problem in schools, impairing the performance of students by the disruption in the teaching and learning process, and organization of the school day in basic education. The paucity of literature on the subject made even more relevant research, as the subjects involving the process of teaching and learning should be discussed and understood by actors in the process. The theoretical framework used for the study were Santos (2006), Gesqui (2008), Zanardi (2008; 2009), and Tavares et al. (2010) and the laws of the education system. The methodology uses was qualitative, using documentary research for acquire information of official datum and conducting semi-structured interviews with teachers with more and less number of absences, with administractors (directors and deputy directors) and the Regional Superintendent of Education. The period of documentary research concentrated between the years 2010-2012, with interviews conducted in 2013. The research showed that the strategies adopted by administrators school in both schools, although different, can harms the process of teaching and learning, which led us to the formulation of an Educational Intervention Plan, consisting of preventive measures in relation to teachers absenteeism. |
Palabras clave : | Absenteísmo docente Estratégias Gestão escolar Teacher absenteeism Strategies School administration |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4007 |
Fecha de publicación : | 14-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.