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dc.contributor.advisor1Saraiva, João Antônio Filocre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767913J0pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee2Romero, Julio Alfredo Racchumi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138630Z9pt_BR
dc.creatorTorres Júnior, Cícero Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8102378D4pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-11T11:33:10Z-
dc.date.available2017-04-07-
dc.date.available2017-04-11T11:33:10Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4006-
dc.description.abstractThis dissertation that aims to investigate how it effected the implementation of Basic Standard Laboratories MEC / FNDE. With the implementation of Brazil Professionalized Program in the State of Paraná, established by Decree No. 6302 of December 27, 2007, Federal Government program, agreements with the State Department of Education – SEED-PR, were signed, in order to modernize structures of schools that offer the Vocational Education of the State Network. From the studies of demand requirements established by the program, the schools in question proposed to improve the provision of Vocational Education and quality in the education of its students. With the expansion of the network for the provision of Vocational and Technological Education, also the adequacy of school spaces was needed, providing better learning and preparation of professionals for the development of its activities. The authors who contributed to the foundation of this dissertation are specialists in Vocational Education and evaluation systems. The instrument used for the development of this task was the executive assessment process by which it was possible to present a general overview of the implementation of the program on the Public System of the State of Paraná, as the guidelines and recommendations of the Manual of Guidance and Completion of School Situation - MOPSE composed of forms that indicated the aspects of infrastructure chosen for the installation of laboratories spaces. The intent of this dissertation is the preparation for the process of impact assessment, about the construction of a tool for further investigation of this action, seeking to know how the implementation of laboratories have contributed to the improvement in the conditions of an offer to Professional Education.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo investigar como se efetivou a implementação dos Laboratórios Básicos Padrão MEC/FNDE. Com a implantação do Programa Brasil Profissionalizado no Estado do Paraná, instituído pelo Decreto Nº 6.302 de 27 de dezembro de 2007, programa do Governo Federal, foram firmados convênios com a Secretaria de Estado da Educação – SEED-PR, com o intuito de modernizar as estruturas das escolas que ofertam a Educação Profissional da Rede Estadual. A partir dos estudos de demanda, exigências estabelecidas pelo programa, as escolas contempladas se propuseram a melhorar as condições de oferta da Educação Profissional e da qualidade na formação de seus alunos. Com a expansão da rede para a oferta da Educação Profissional e Tecnológica, também se fez necessária a adequação dos espaços escolares, proporcionando melhores condições de aprendizagem e a preparação dos profissionais para o desenvolvimento de suas atividades. Os autores que contribuíram para a fundamentação desta dissertação passam por especialistas na Educação Profissional e nos sistemas de avaliação. O instrumento utilizado para o desenvolvimento desta tarefa foi a avaliação executiva, processo pelo qual foi possível apresentar uma visão generalizada da implementação do programa na Rede Pública do Estado do Paraná, conforme as orientações e recomendações do Manual de Orientação e Preenchimento da Situação Escolar – MOPSE, composto por formulários que indicavam os aspectos de infraestrutura dos espaços escolhidos para a instalação dos laboratórios. O intento dessa dissertação é a preparação para o processo de uma avaliação de impacto, ou seja, a construção de um instrumento de investigação mais aprofundado desta ação, buscando conhecer o quanto a implementação dos laboratórios tem contribuído para a melhoria nas condições de oferta para a Educação Profissional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaboratórios básicos padrão MEC/FNDEpt_BR
dc.subjectMOPSEpt_BR
dc.subjectAvaliação executivapt_BR
dc.subjectAvaliação de impactopt_BR
dc.subjectBasic standart labs MEC/FNDEpt_BR
dc.subjectMOPSEpt_BR
dc.subjectExecutive assessmentpt_BR
dc.subjectImpact assessmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleImplantação dos laboratórios básicos padrão MEC/FNDE na Rede Pública do Estado do Paraná pelo Programa Brasil Profissionalizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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