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dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Kelmer Esteves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3pt_BR
dc.contributor.referee2Perlatto, Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.creatorCarvalho, Márcia Maria de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-07T16:36:40Z-
dc.date.available2017-04-07-
dc.date.available2017-04-07T16:36:40Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4004-
dc.description.abstractDue to its educational aspects, the high school, last stage of basic education, needs to go beyond vocational training offering new cultural perspectives to the students in view of expand their potentialities and opportunities. In this scenario, Minas Gerais state implanted the REM program (Reinventing Minas Gerais Program) in 11 schools in 2012, 122 schools in 2013 and extending to all high schools in the state in 2014. This research analyzes the implementation REM process in two schools belonging to the SRE (Regional Office of Education) of Carangola during the year of 2013. Therefore, we use the methodology of the case study, analyzing information and data collected through the use of Sistema de Administração Escolar/SIMADE (Student Administration System), interviews with the principals of “A” and “B” schools, with the REM coordinator of “B” school, and with members of NAPEM team, questionnaires were applied to students of “A” and “B” schools enrolled in the 1st year of high school nocturne of REM and also the reading of the Pedagogical Meetings Book (Livro de Atas de Reuniões Pedagógicas) of the “A” and “B” schools. These data analysis allowed to be presented considerations about REM implementation in the two schools. The objective of this research was to provide to the schools principals and to the SRE direction an action plan that aims to intervene in presented reality, organize and intensify REM’s implementation actions and to corroborate in a positive and successful accomplishment of the program goals, reframing the High School system.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, tendo em vista sua função educacional, deve ir além da formação profissional oferecendo aos jovens novas perspectivas culturais para que possam expandir suas potencialidades e oportunidades. É nesse contexto que o Estado de Minas Gerais implementa o Programa Reinventando o Ensino Médio (REM) a partir do ano de 2012 em 11 escolas piloto em Belo Horizonte, no ano de 2013 em mais 122 escolas e a partir do ano de 2014 nas demais escolas do estado que oferecem o Ensino Médio. A presente pesquisa analisa o processo de implementação do REM em duas escolas pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Carangola durante o ano de 2013. Para tanto, utilizamos a metodologia do estudo de caso, sendo as informações e dados utilizados coletados por meio do Sistema de Administração Escolar/SIMADE. Também foram feitas entrevistas aos diretores das Escolas “A” e “B”, ao Coordenador do REM da Escola “B”, aos Membros da Equipe NAPEM e aplicados questionários de pesquisa aos alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio Noturno do REM das Escolas “A” e “B” e ainda, a leitura do Livro de Atas de Reuniões Pedagógicas das Escolas “A” e “B”. A análise dos dados permitiu que fossem apresentadas considerações sobre a implementação do REM nas duas escolas da regional. Objetivou-se com essa pesquisa apresentar à Direção da SRE de Carangola e aos Diretores das unidades escolares um plano de ação que visa à interferência na realidade apresentada, organizar e intensificar as ações de implantação do Programa Reinventando o Ensino Médio almejando corroborar para que esse programa seja implementado de forma positiva e alcance seus objetivos de ressignificação de Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReinventando o ensino médiopt_BR
dc.subjectImplementação de política públicapt_BR
dc.subjectNAPEMpt_BR
dc.subjectReinventing high schoolpt_BR
dc.subjectImplementation of public policypt_BR
dc.subjectNAPEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Novo Ensino Médio de Minas Gerais: os desafios na implementação do Projeto Reinventando o Ensino Médio em duas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Carangolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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