https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4000
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucianatavaresdebarros.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O curso Extrapolando - discutindo a ação de formação continuada para os professores dos laboratórios de aprendizagem de Juiz de Fora |
Author: | Barros, Luciana Tavares de |
First Advisor: | Salgado, Ana Cláudia Peters |
Referee Member: | Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva |
Referee Member: | Dias, Fernanda Henriques |
Resumo: | Este trabalho discute o curso Extrapolando a sala de aula: outros lugares para mediação da aprendizagem, enquanto processo de formação continuada para os professores que atuam nos Laboratórios de Aprendizagem (LAs) das escolas municipais de Juiz de Fora - MG. O objetivo deste estudo é analisar o funcionamento deste curso, investigando essa formação sob o olhar dos professores cursistas bem como dos gestores, responsáveis pela coordenação do curso, buscando compreender o seu papel na prática pedagógica destes educadores. Esta pesquisa visa a compreender os limites e possibilidades deste curso, para então propor ações alternativas que possibilitem ampliar os aspectos positivos dessa formação, bem como minimizar as dificuldades encontradas. Ao longo do estudo, foram apresentados aspectos do contexto educacional de Juiz de Fora, demonstrando a importância de uma política de formação continuada nessa rede de ensino, uma vez que ela ainda tem grandes desafios a serem superados, especialmente no que se refere à melhoria da qualidade do ensino das diferentes escolas, distribuídas pelo município de sua abrangência. A relevância deste estudo é contribuir para que a SE/JF, possa melhorar este processo de formação, que atua de maneira indireta, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e que estão nos LAs. Esta pesquisa traz também algumas considerações teóricas sobre formação docente, experiência profissional, gestão de escolas e gestão de redes e formação continuada, tendo suporte teóricos como Nóvoa, Pimenta e Lück. Adotou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, com a utilização de questionários, entrevistas, bem como análise documental. Os dados coletados foram tratados e analisados à luz da teoria relacionada à questão investigada. Apuraram-se dados sobre a formação e tempo de trabalho dos professores cursistas sujeitos dessa pesquisa, demonstrando a importância da experiência docente como um fator de formação profissional, relacionando-a também à formação acadêmica. Num segundo momento, os dados encontrados, abrangeram questões referentes à gestão de escolas e gestão de redes. Verificou-se, então a essencialidade do papel do gestor, que através de um processo de gestão democrática e participativa, pode influenciar nos resultados educacionais de seu espaço de ação. Demonstrou-se a importância do planejamento coletivo das ações e projetos, que devem estar em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que deve representar a identidade coletiva da escola. A relevância dos processos de formação continuada também foi abordada, destacando-se a importância de constantes estudos para os educadores, como forma de se refletir sobre a prática e conseguir acompanhar a evolução dos conhecimentos. Finalmente, este trabalho traz uma análise do curso, apresentando o parecer dos sujeitos participantes da pesquisa sobre o mesmo e também algumas de suas fragilidades que puderam ser verificadas durante o estudo, trazendo, então, algumas propostas de ações alternativas para o aprimoramento desse processo de formação continuada |
Abstract: | This dissertation discusses the course Extrapolating the classroom: other places of learning mediation, as a process of continual training to the teachers that act in the Learning Laboratories (Las, in Portuguese) of the municipal schools of Juiz de Fora – MG. The goal is to analyze the functioning of this course, investigating this training from the perspective of the course members as well as managers, responsible for the course’s coordination, aiming to comprehend their role in the pedagogical practice of these educators. The research intends to comprehend the limits and possibilities of the course, in order to propose alternative actions that may amplify the positive aspects of the training program, as well as minimize the difficulties found. Throughout the study, we presented aspects of the educational context of Juiz de Fora, demonstrating the importance of a continual training policy in this education network, given that it still has great challenges to be overcome, especially regarding the improvement in the quality of teaching in different schools, distributed across the city. The relevance of the study is to contribute to the improvement, by the SE/JF, of the training program, which indirectly impacts the students who present leaning difficulties, and who can be found at the Las. The research also brings some theoretical considerations about teacher training, professional experience, school management and network management and continual training, having as theoretical basis Nóvoa, Pimenta and Lück. We adopted a qualitative approach, utilizing surveys, interviews, as well as documental analysis. The data gathered were treated and analyzed under the perspective of the theoretical basis related to the matter under investigation. The compiled data about training and work experience of the course members demonstrated the importance of teaching experience as a factor of professional training, related also to academic training. On a second moment, the data found matters regarding school management and network management. We verified that the work of the manager is essential, which by means of a democratic and participative management may influence the academic achievement results in their work environment. It was demonstrated the importance in collective planning of actions and projects, which must the consistent with the school’s Political Pedagogical Plan (PPP), which should represent the school’s collective identity. The relevance of the processes of continual training was also dealt with, highlighting the importance of constant studies for educators, as a way of reflecting upon the practice and managing to follow the evolution of knowledge. Finally, the dissertation brings an analysis of the course, presenting the perspective of the participants about it and also the fragilities that were verified during the study, bringing then some proposals of alternative actions to improve this process of continual formation. |
Keywords: | Formação continuada Laboratórios de aprendizagem Prática pedagógica Juiz de Fora Continual training Learning laboratories Pedagogical practice Juiz de Fora |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4000 |
Issue Date: | 29-Aug-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.