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Tipo: Dissertação
Título: A estrutura comercial de Juiz de Fora (1888-1930)
Autor(es): Klôh Júnior, Carlos Eduardo
Primeiro Orientador: Pires, Anderson José
Membro da banca: Guimarães, Carlos Gabriel
Membro da banca: Carrara, Angelo Alves
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é a verificação das singularidades que marcaram a estrutura comercial da cidade de Juiz de Fora no final do século XIX e início do século XX. O setor é aqui entendido como um dos diversos efeitos de encadeamento gerados a partir da produção cafeeira na região da Zona da Mata de Minas Gerais que, ao expandir-se, incentivava o movimento de diversificação da economia. Ao contrário de outros centros de produção agro-exportadora, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde o setor comercial desenvolveu-se a partir de seu envolvimento direto com a produção cafeeira, em Juiz de Fora constatamos uma realidade bastante diferenciada. A inexistência, na cidade e no próprio estado, de um núcleo de comercialização externa acabou por imputar um caráter marginal ao complexo cafeeiro que se instalou na região. Nesse sentido, impossibilitada de comercializar seu principal produto em virtude de uma limitação estrutural, a rede comercial de Juiz de Fora parece ter se desenvolvido através do provimento da crescente demanda de mercado interno, não só local, mas também regional e até mesmo de regiões externas à Zona da Mata.
Abstract: The principal ain of this work is the verification of the peculiarities which appointed the Juiz de Fora commercial structure at the end of nineteenth century and beginning of the twentieth century. The sector is here understood like one of the diverses effects generated from the coffee production in the region of Zona da Mata de Minas Gerais which its expansion incentivated the diversification of the economy movement. On the contrary of the others agro- export production as Rio de Janeiro and São Paulo, where the commercial sector developed from its direct envolviment with the coffee production, in Juiz de For a we certified a reality very diferente. The inexistence, in the city, and in the state itself, of the nucleus of external commercialization ended for impose a marginal character to the coffee complex that set up in the region. In this sense, uncapable to commercialize its own product due a structural limitation, commercial net of Juiz de Fora seem to have developed through the providement of a growing demand of the internal market, not only local, but also regional and even the external regions of Zona da Mata.
Palavras-chave: Economia de Juiz de Fora
Comércio
Estrutura comercial
Crédito comercial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3851
Data do documento: 26-Nov-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



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