Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3843
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
raphaelasouzadossantos.pdf622.53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Entre lembranças e silêncios – memórias de mulheres alunas de EJA
Autor(es): Santos, Raphaela Souza dos
Orientador: Ferrari, Anderson
Miembros Examinadores: Marques, Luciana Pacheco
Miembros Examinadores: Canen, Ana
Resumo: Apropriando-se dos estudos sobre gênero, conceito que considera as relações sociais que envolvem contruções que dão lugar aos homens e às mulheres; e ainda, as teorizações sobre a Memória, em sua relação com a História e as percepções do passado, do presente e do futuro; busco compreender neste trabalho as diferentes percepções de passado de mulheres alunas em salas de aula de EJA (Educação de Jovens e Adultos). A pesquisa foi realizada com três mulheres, com idade superior a 50 anos, alunas em uma escola pública da cidade Juiz de Fora/MG, que se encontravam no final do processo de escolarização, marcado por muitas interrupçoes. Entre os objetivos está a tentativa de compreender as relações estabelecidas entre essas mulheres e alguns homens, e também entre essas mulheres e outras mulheres, o passado, a escola e o conhecimento. Para tanto, a investigação se apoiou na perspectiva pós-estruturalista, dialogando com autores que tratavam das categorias Gênero, Memória e Escola. Não procurei estabelecer verdades a partir das discussões, já que a preocupação estava em problematizar as situações que surgiram a partir do trabalho de campo, relacionando-as com as discussões presentes nas Ciências Humanas. As principais questões, que deram margem a outras, foram: Qual a compreensão de passado presente nas memórias mobilizadas por mulheres alunas de EJA? Que marcas trazem as trajetórias de suas vidas? Que relações podemos traçar entre as histórias de vida dessas mulheres e as discussões que envolvem Mulheres, Escola e História? Essas problematizações foram me conduzindo durante a construção do trabalho, na argumentação sobre as diferentes relações que constróem mulheres e homens em nossa sociedade, “marcando” suas relações com a escola, com o passado, e com os projetos que envolvem perspectivas de futuro.
Resumen : Appropriating from the studies about gender, a concept that considers social relations involving constructions that give rise to men and women, and yet the theories on memory, in its relation to history and the perceptions of past, present and the future, I seek to understand this work the different perceptions of history of women students in the classrooms of EJA (Educação de Jovens e Adultos). This research was conducted with three women, aged over 50 years, students in a public school in the city of Juiz de Fora / MG, whom was on the end of the school, marked by numerous interruptions. Among the objectives is the attempt to understand the relationship between these women and some men, and also between them and other women, the past, school and knowledge. Thus, this research focused on post-structuralist perspective, based on dialogue with authors who dealt with the categories Gender, Memory and School. I do not seek truth from the discussions, since the concern was to discuss the situations that arose from the fieldwork, relating them to the discussions held in Social Sciences. The main issues, which have risen others, were: What is the understanding of past memories mobilized by women students of EJA? What brands give the trajectories of their lives? That can draw relationships between the life stories of these women and discussions involving Women, Art and History? These problems have led me during the construction work, on the argument about the different relationships that build women and men in our society, "marking" their relations with the school, with the past, and with the projects involving prospects.
Palabras clave : Mulheres
Gênero
Memórias
História
Educação de jovens e adultos
Women
Gender
Memories
History
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3843
Fecha de publicación : 30-mar-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.