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Tipo: Dissertação
Título: Quem vivenciou o que? Memórias e histórias de infância em Rio Novo
Autor(es): Vaccarini, Emmanuelle Dias
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Lemgruber, Marcio Silveira
Membro da banca: Gorayeb, Raquel Vaserstein
Resumo: O foco desta pesquisa foi investigar, através do relato oral das histórias de vidas de algumas professoras aposentadas da cidade de Rio Novo - localizada na Zona da Mata Mineira -, os elementos vivenciados na educação infantil de cada uma. A idéia de realizar a pesquisa em Rio Novo intensificou devido a um pré-conhecimento da história de que a cidade já foi considerada a segunda com o melhor ensino do estado, no início do século XX e a falta de pesquisa que analisa a educação da cidade, a partir do olhar do professor sobre sua trajetória. A proposta foi fazer com que essas professoras rememorassem os elementos que fizeram parte da educação que tiveram na infância, desde brincadeiras, família e alfabetização até o primário, ou seja, acontecimentos que de alguma forma deixaram marca e influenciaram na formação. Na minha busca, não pretendi colocar em xeque o emprego dos termos rural/urbano e popular/erudito, a proposta foi justamente me manter voltada para as histórias, para conhecer elementos que fizeram parte do processo educacional, vivenciados na infância. Meu objetivo aqui, não é julgar a veracidade dos fatos narrados, e sim conhecê-los e registrálos para fins acadêmicos, sociais e históricos. Essa pesquisa foi o meio que encontrei de colaborar na revisão das práticas pedagógicas a partir do olhar do professor de Rio Novo, sobre sua trajetória. Minha intenção foi colaborar na ampliação dos estudos sobre a educação e do conhecimento de um ensino que não é o ensino no qual fui criada, mas sempre ouvia falar. Na pesquisa por mim realizada, busquei como principais referenciais teóricos Ecléa Bosi, Maurice Halbwachs, Pierre Nora, Walter Benjamin, Maria Teresa Assunção Freitas, Manuel Sarmento e Manuel Pinto que serviram como embasamento teórico para que pudesse construir meus passos, pois são pesquisadores preocupados com memória, narrativas, história de vida e infância. Para a realização desta pesquisa, tive contato com algumas professoras que estavam dispostas a rememorar suas trajetórias, com intuito de contribuírem no avanço da educação, pois a partir dessas memórias narradas, elas próprias fizeram uma reflexão do processo educacional familiar e escolar, até o primário, que foi o recorte por mim definido. Para registrar essa pesquisa, utilizei como estratégia o recurso fílmico, no qual temos a possibilidade de perceber os gestos e as feições das narradoras de forma muito próxima, como se estivéssemos presentes no momento que aquela história foi contada. Trabalhar reconstruindo a memória dessas professoras foi permiti-las voltar no tempo e refazer momentos que ficaram marcados. Para mim, foi importante compreender os elementos vivenciados na infância, até o primário e conseqüentemente conhecer a educação ensinada/aprendida na cidade e apreciar um passado que poderia ter desaparecido, com os poucos registros em documentos impressos, já desgastados.
Abstract: The main focus of this research was to investigate through verbal stories of histories of lives of some retired teachers from Rio Novo - In Zona da Mata Mineira -, the elements who lived deeply the infantile education of each one. The idea of this research in Rio Novo intensify due to a pre recognition of the city history already been considered the second best teaching method, of the State, on the beginning of 20th century and the missing research where analyses the city education, through a teacher path. The purpose was to make these teachers remembered the elements that were part of their education, in other words, moments that in some way left marks and influenced their graduation. On my research, I don‟t pretend to name the job on terms of rural/urban and popular/scholar, the purpose was just to maintain the educational procedured, lived on childhood. My objective here, it‟s not to judge the reality of the told facts, but to know and register them for academic, social and historical reasons. This research was a way I found to collaborate on the reviewing of the pedagogic practice since the teacher‟s point of view of Rio Novo, through their own path. My intention was to collaborate on the expansion of the studies on education and knowlodge of teaching in which it is not similar to what I was taught, but I‟ve always heard. On this research done by me, I put as theoretical reference Bosi, Maurice Halbwachs, Pierre Nora, Walter Benjamin, Maria Teresa Assunção Freitas, Manuel Sarmento and Manuel Pinto who helped as theoretical basement so that I could follow and build my own steps, because they are researchers worried with narratives memories, life history and childhood. For the accomplishment of this research, I contacted some teachers who were willingly remembering their own path, with the intention to contribute on the advance of the education, because since those narrative memories, they could make a reflection of the familiar educational and school process, until elementary school, where it was set the end defined by me. In order to register this research, I used some strategies of filmic resources, in which we have the possibily to see the gestures and the features of the narrators in a very close way, as if we were present on the moment that story was told. Working on reconstructing memories of these teachers was allowing them go back time and remake moments that were significant. To me, it was important to understand the elements lived on the childhood until the elementary and consequently know the taught education/learned of the city and appreciate the past which could have disappeared, with so few registers documents printed, already worned-out.
Palavras-chave: Memória
História oral
História de vida
Infância
Educação
Memories
Verbal stories
History of lives
Childhood
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3819
Data do documento: 31-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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