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Tipo: Dissertação
Título: A educação matemática e a elaboração de livros didáticos: a coleção Matemática de Imenes e Lellis
Autor(es): Pires Junior, Wanderlei José
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Membro da banca: Búrigo, Elisabete
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar uma coleção didática de matemática, sob a perspectiva da história da educação matemática. Para isto, tomamos como fontes de pesquisa os quatro livros do professor, que compõem a coleção Matemática de Imenes e Lellis para o ensino fundamental II, obras escritas em 1999, primeira edição, sétima impressão. Além disso, duas entrevistas fornecidas por um dos autores da coleção, Luiz Marcio Imenes. Esse trabalho foi norteado pelas seguintes questões: Que apropriações de propostas para o ensino de Matemática a partir do campo da Educação Matemática podem ser identificadas na Coleção Matemática, de Imenes e Lellis? Mais especificamente, como se situa o ensino de Geometria nessa Coleção? Para seu desenvolvimento, amparou-se nas concepções de produção histórica de Marc Bloch, nos aportes da história das disciplinas escolares de André Chervel, na importância dos estudos sobre manuais didáticos como fontes de pesquisas de Alain Choppin, além da pesquisa em história da educação matemática no Brasil baseada principalmente em Wagner Valente. Tendo a Geometria como fio condutor, percebemos na Coleção de Imenes e Lellis a alternância entre os ramos da matemática ao longo dos capítulos em todos os livros, além do número bem expressivo de páginas destinadas à Geometria. Pontos que se diferem de outros livros da época. Apropriando-se das ideias da Educação Matemática, os autores também relacionam a Geometria, a Álgebra e a Aritmética, na busca pela construção do conhecimento que leve ao aluno a um aprendizado com compreensão.
Abstract: The present work aims to analyze one Maths didactic collection from the perspective of the Mathematical Education’s history. To do this, we have used as sources four teacher’s books from Imenes and Lellis’ Mathematical collection for Elementary Education II, all written in 1999, first edition, seventh impression. In addition, we have conducted two interviews with one of the authors of the collection, Luiz Marcio Imenes. This work was based on some questions: What appropriations of proposals for teaching Maths in the field of Mathematics Education can be identified in the Mathematical Collection of Imenes and Lellis? More specifically, how is Geometry taught in this Collection? What are the differentials of this collection when compared with other didactic collections? This work was based on Marc Bloch's conceptions of historical production, on the contributions of André Chervel on the history of school subjects, under the importance of didactic manuals studies as sources of research by Alain Choppin, in additionto the research on the mathematical education history in Brazil, especially by Wagner Valente. Using the Geometry as the guiding thread, we notice that the Collection of Imenes and Lelis works with an alternation between the branches of Maths throughout the chapters in all the books, besides expressing a significantly number of pages talking about Geometry. These are differential points from other contemporary books. The authors use Mathematics Education in order to relate geometry, algebra and arithmetic in search for the construction of knowledge which leads students to learning along with understanding to contruct student’s knowledgment.
Palavras-chave: História da educação matemática
Livro didático de matemática
Geometria
Aprendizagem com compreensão
Mathematical Education’s history
Math textbook
Geometry
Learning with understanding
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3802
Data do documento: 21-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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