https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3794
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alinesantosdealmeida.pdf | 4.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A percepção dos professores de ensino fundamental da SEDUC/AM da cidade de Manaus sobre a hora de trabalho pedagógico na escola |
Autor(es): | Almeida, Aline Santos de |
Primeiro Orientador: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Dias, Fernanda Henrique |
Membro da banca: | Santos, José Alcides Figueiredo |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Esse estudo tem como objetivo geral analisar as dificuldades percebidas pelos professores de 14 escolas da SEDUC/AM de ensino fundamental regular, de tempo parcial, da cidade de Manaus na implementação da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) na escola. Para tal, foi feita uma contextualização sobre a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) por meio dos marcos normativos nacionais, estaduais e da própria rede de ensino. Também foi apresentada uma contextualização geral da SEDUC/AM e mais específica das escolas da capital por se tratar do recorte do público alvo da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de método misto, justificada pela necessidade de uma análise integrada dos aspectos qualitativos e quantitativos, resultante da pesquisa bibliográfica, documental, de campo, por meio da aplicação de questionário respondido por 85 professores, e entrevista com quatro gestores do macro sistema da rede estadual de ensino. Os autores principais que embasam o referencial teórico são: Duarte e Augusto (2007), Libâneo (2011) e Tardif (2014) sobre saberes e trabalho docente, Nóvoa (1992, 2012 e 2014), Perrenoud (2000) e Imbernón (2005 e 2009) como referencial de formação continuada de professores, Mainardes (2006) e Condé (2012) com a abordagem do ciclo de políticas, e referente à política da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP), Czekalski (2008) e Borduchi (2013). Finalizando, no Capítulo 3 são apresentadas propostas de ações para melhoria na implantação e implementação da política na SEDUC/AM, por meio de um Plano de Ação Educacional (PAE) no modelo 5W2H. Os resultados obtidos na pesquisa revelam que a implantação da HTP na SEDUC/AM não se deu de forma sistemática e que sua implementação na escola apresenta alguns desvios e dificuldades, dentre elas a perda ocasional dos professores de anos iniciais da HTP semanal quando substituem professores faltosos ou de licença médica, e a fragmentação de sua organização na escola que não permite um melhor desenvolvimento do planejamento e formação no coletivo de professores. Dentre as propostas aos gestores do macro sistema, sugere-se no PAE a contratação de professores dos anos iniciais, com lotação de um por turno, para substituição aos professores faltosos ou de licença médica, e a implantação da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) para realização de planejamentos e formação no coletivo de professores na escola e pela rede de ensino. As dificuldades percebidas pelos professores apontam para a necessidade do macro sistema monitorar sistematicamente a política, para que a partir de novas reformulações alcance os objetivos propostos que é a melhoria das condições de trabalho docente, o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade na educação. |
Abstract: | This work was developed for the Professional Master in Management and Education Evaluation (PPGP) of the Public Policy and Education Evaluation Center from the Federal University of Juiz de Fora (CAED / UFJF). This study has as general purpose to analyze the difficulties perceived by the teachers of 14 schools from the city of Manaus, which offer regular primary education and are part-time, in the implementation of Pedagogical Work Time (HTP). In order to do this, we made a contextualization on the Pedagogical Work Time (HTP) through the national, state and school system’s regulatory frameworks. It was also presented the general context of SEDUC/AM and more specifically of the schools from the capital, because of the target audience of this research. This is a mixed method research, justified by the needing of an integrated analysis on the qualitative and quantitative aspects, resulting from the literature, documental and field researches, through a questionnaire answered by 85 teachers, and interviews with four managers from the state schools’ macro system. The main authors that support the theoretical framework are: Duarte and Augusto (2007), Libâneo (2011) and Tardif (2014) on knowledge and teaching work; Nóvoa (1992, 2012 and 2014), Perrenoud (2000) and Imbernón (2005, 2009) as references on continuing teacher training; Mainardes (2006) and Condé (2012) on the approach of policy cycle; and referring to the Pedagogical Work Time (HTP) policy, Czekalski (2008) work, and Borduchi (2013) work. Finally, in Chapter 3 of this work, we present actions to improve the implantation and implementation of policy in SEDUC/AM, through an Educational Action Plan (PAE) in 5W2H model. The results of the survey reveal that the implementation of HTP in SEDUC/AM did not take place systematically and their implementation in school presents some detours and difficulties. Among these difficulties are the occasional loss on the weekly HTP of teachers (from the early years), when they replace other absent or sick leave teachers, and the fragmentation of their organization in school does not allow a better development of planning and training in the teachers collective. Among the proposals to the macro system’s managers, it is suggested, in PAE, the hiring of teachers from the early years, with a capacity of one for period, to replace the absent or sick leaves teachers. It is also proposed the implementation of HTPC for conducting planning and training on the teachers’ collective in the school and in the school system. The difficulties perceived by the teachers point to the need of systematically monitoring of policy by the macro system, in order to promote new reformulations to reach the proposed goals. These goals are related to the improvement of teachers’ working conditions, professional development, and the improvement of quality in education. |
Palavras-chave: | Trabalho docente Hora de trabalho pedagógico Formação continuada Teaching work Pedagogical work time Continuing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3794 |
Data do documento: | 31-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.