https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3782
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raquelborgessalvador.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O plano nacional de políticas para as mulheres e as professoras: reflexos na sala de aula |
Author: | Salvador, Raquel Borges |
First Advisor: | Auad, Daniela |
Referee Member: | Barletto, Marisa |
Referee Member: | Martins, André Silva |
Resumo: | A dissertação analisou o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e seus reflexos na sala de aula através de seu capítulo 2- Educação Inclusiva, Não Sexista, Não Racista, Não Homofóbica, Não Lesbofóbica. Além do levantamento documental sobre Conferências Internacionais e Nacionais, bem como dos acordos e tratados registrados nos relatórios desse eventos, a fim de conhecer como corroboraram para a elaboração do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, realizou-se também revisão bibliográfica de teses e dissertações com abordagem em Gênero e Educação para conhecer os pontos em comum entre essas pesquisas e a dissertação tecida, a partir das falas das professoras entrevistadas. Para essa revisão foram realizadas buscas no banco de teses e dissertações da Capes, por ser tal fonte relevante de trabalhos acadêmicos no Brasil, e em bibliotecas virtuais de algumas instituições de Ensino Superior Federais e Estaduais que têm significativos números de teses e dissertações publicadas sobre tal questão. O marco determinado para o levantamento bibliográfico foi a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (I CNPM, 2004), culminando no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). Através de entrevistas individuais semiestruturadas, foi possível perceber significativas aproximações, mas relevantes distanciamentos, como reflexos do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres na sala de aula, no que se refere a temática gênero, pelas entrevistas com o grupo de professoras dessa pesquisa. |
Abstract: | The dissertation analysed the National Plan of Policies for the Women- PNPM nad your reflections in the classroom, through of your chapter 2-Inclusive Education, Non-Sexist, NonRacist, Non-Homophobic, Non-Lesbophobic. Beyond of the survey documental about International and National Conferences, as well of the agreement and treaties registered these events, in order to know how corroborated for the preparation of the National Plan of Policies for the Women, was carriet out also bibliographic review of theses and dissertations with approach about Gender and Education for know common ground between thoses researches and the woven dissertation, leave the speeches of the interview teachers. For this review were sought on the Bank Thesis and Dissertations of CAPES, for being such source relevant of academic researches in Brazil, and in virtual libraries of the some federal and state Higher Education Institutions that have significant amounts thesis and dissertations published about this subject. The determinated landmark for bibliographic search was the I National Conference of Policies for the Women (I CNPM, 2004), culminating in the National Plan of Policies for the Women (PNPM), in 2004. Through of individual and semi-structured interviews, was possible understand significant approaches, but relevant distances, as reflections of the PNPM and the classroom in relation to the gender theme, by teacher’s reports of that research. |
Keywords: | Feminismos Educação Plano nacional de políticas para as mulheres Relações de gênero Feminisms Education National plan of policies for the women Gender relations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3782 |
Issue Date: | 24-Jun-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.