Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3781
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcosviniciusleite.pdf9.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Como corpo lançado em sala de aula tornou-se patas ao chão, língua ao vento. Cartas, passeios e peles em aulas de filosofia
Autor(es): Leite, Marcos Vinicius
Primeiro Orientador: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Membro da banca: Alcântara, Clarissa de Carvalho
Resumo: Parte-se de aulas da disciplina filosofia ministrada a alunos de ensino médio. Problematiza-se, como indagação disparadora da pesquisa, a processualidade de algum tornar-se pensador em salas de aula. Em exercícios de experimentação, aproxima-se dos acontecimentos na sua potência desterritorializante escapando em cores, embates, encontros, escrituras, solidões, sombras e frugalidades presentes ao fazer de algum professor de filosofia. Tateando as trilhas sugeridas por Nietzsche, a partir do diagnóstico da falência do discurso metafísico e da produção de afetos e criação de conceitos sugerida por Deleuze, exercita-se por meio de cartas, aforismos e, na produção de peles, a construção de corpo-escrita-acontecimento, de corpo-pensar-acontecimento ultrapassado pelas e nas fissuras disponíveis em algum tornar-se pensar em sala de aula. A tese saboreia e passeia junto aos múltiplos afetos decorrentes do afirmar-se da diferença na relação acontecimental dos encontros, desencontros, clarezas e obscuridades de corpos lançados na formação constante e ininterrupta de corpos-língua.
Abstract: Se parte de clases de la disciplina filosofía ministrada a alumnos de enseñanza media. Problematiza-si, como indagação disparadora de la investigación, la processualidade de alguno hacerse pensador en salas de clase. En ejercicios de experimentação, se aproxima de los acontecimientos en su potencia desterritorializante escapando en colores, embates, encuentros, escrituras, soledades, sombras y frugalidades presentes al hacer de algún profesor de filosofía. Tateando las trilhas sugeridas por Nietzsche, a partir del diagnóstico de la falencia del discurso metafísico y de la producción de afetos y creación de conceptos sugerida por Deleuze, exercita-si por medio de cartas, aforismos y, en la producción de pieles, la construcción de cuerpo-escritaacontecimiento, de cuerpo-pensar-acontecimiento ultrapasado pelas y en las fissuras disponibles en alguno hacerse pensar en sala de clase. La tesis saboreia y pasea junto a los múltiples afetos decurrentes del afirmarse de la diferencia en la relación acontecimental de los encuentros, desencontros, claridades y obscuridades de cuerpos lanzados en la formación constante e ininterrupta de cuerpos-lengua.
Palavras-chave: Acontecimento
Aulas de filosofia
Corpo
Formação
Tornar-se
acontecimiento
Clases de filosofía
Cuerpo
Formación
Hacerse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3781
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.