Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3779
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jonascordeirodasilva.pdf2.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Fatores intraescolares e o desempenho escolar: o caso de uma escola da rede estadual no Amazonas
Author: Silva, Jonas Cordeiro da
First Advisor: Santos, Marcelo Câmara dos
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Aguiar, Glauco da Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). No primeiro capítulo apresentamos o caso de gestão sobre o problema do desempenho escolar obtido pela Escola Estadual Médio Solimões no 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática, nas avaliações dos anos de 2008, 2010, 2102 e 2104 do SADEAM.. O objetivo definido para este estudo foi o de investigar quais os fatores intraescolares podem estar contribuindo para os resultados de desempenho escolar da escola nas avaliações externas da rede estadual de ensino do Amazonas. Para responder ao problema de pesquisa, foi levantada a seguinte questão para este estudo: quais os possíveis fatores intraescolares podem estar influenciando o desempenho escolar nas avaliações do SADEAM nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Médio Solimões? No segundo capítulo fizemos a revisão bibliográfica e apresentamos a metodologia de pesquisa. Foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso. No que se refere aos instrumentos utilizados para coleta de informações, foram utilizados: a análise documental de registros constantes nos documentos da escola, em sites oficiais; o questionário contextual do SADEAM e a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com a gestora da escola e professores do 9º ano do EF, tendo em vista investigar a percepção dos sujeitos sobre a influência dos fatores intraescolares sobre o desempenho escolar no SADEAM. Adotamos como eixos de análises a categorização adotada por Mesquita (2009) sobre os fatores intraescolares: gestão/organização escolar, formação/prática docente e clima escolar. Com base nos achados da pesquisa, apresentamos no terceiro capítulo o PAE (Plano de Ação Educacional), que se compõe de ações voltadas à gestão escolar, visando à melhoria dos fatores internos da escola: (i) apropriação pedagógica dos resultados de desempenho pela equipe de gestão; (ii) reorganização do espaço físico e funcionamento do HTP; (iii) elaboração do PPP da escola; (iv) reestruturação e funcionamento do Conselho Escolar e do CONCLAS, e (v) seminário de divulgação do presente estudo sobre os fatores intraescolares e suas influências no desempenho escola.
Abstract: This work was developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). In the first chapter, we presented the case management on school performance problem obtained by the State School Middle Solimões in the 9th grade of elementary school in Portuguese and Mathematics, the assessments of the years 2008, 2010, 2102 and 2104 of SADEAM. The objectives defined for this study were to investigate which intra school factors may be contributing to the results of school performance school in external evaluations of the state Amazon teaching. Answering the research question was raised the question for this study: what possible intra school factors may be influencing school performance in evaluations of SADEAM in curriculum components of Portuguese Language and Mathematics in 9th grade of elementary school of the State School Middle Solimões? In the second chapter, we did the bibliographic review and presented the methodology of research. It was used as a methodology qualitative research through a case study. The instruments used to collect information were documentary analysis of records contained in school documents, official websites; the contextual questionnaire SADEAM and field research through semistructured interviews with the management of the school and teachers of the 9th grade of EF, in order to investigate the perception of the subjects on the influence of intra school factors on school performance in SADEAM. We adopted as axes analysis of the search results categorization adopted by Mesquita (2009) on the intra school factors: management / school organization, training / teaching practice and school climate. Based on the findings of the research, we presented in the third chapter the PAE (Educational Action Plan), which is composed of actions aimed at school management,, aimed at improving the internal factors of the school: (I) pedagogical appropriation of the results of performance by the management team; (II) reorganization of the physical space and operation of the HTP; (III) preparation of the school's PPP; (IV) restructuring and functioning of the School Board and CONCLAS, and (V) seminar on the dissemination of the present study on inschool factors and their influence on school performance.
Keywords: Fatores intraescolares
Gestão escolar
SADEAM
Interschool factors
School management
SADEAM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3779
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.