Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3739
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianapereirachavespimentel.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Políticas públicas de educação em turismo na América Latina : um estudo comparado de Argentina, Brasil e México
Author: Pimentel, Mariana Pereira Chaves
First Advisor: Delgado, Ignácio José Godinho
Referee Member: Condé, Eduardo Antonio Salomão
Referee Member: Emmendoerfer, Magnus Luiz
Referee Member: Gomez, Arturo Santamria
Resumo: Esse trabalho teve o objetivo de analisar o processo de ascensão, consolidação e implementação da política de educação em turismo na agenda pública de Argentina, Brasil e México. Para alcançar esse objetivo recorreu-se aos estudos acerca do turismo enquanto objeto de conhecimento, da educação e da educação em turismo; das políticas públicas e das políticas em turismo. Constatou-se que não há uma definição universalmente aceita de turismo, mas que sobressai uma concepção de turismo enquanto indústria. Buscou-se construir uma epistemologia do turismo a partir da noção de viagem, ou movimento, pois se acredita que essa perspectiva suscita uma reflexão mais abrangente do turismo. Quanto a educação, partiu-se de um breve transcurso pela sociologia da educação com vistas a situar o debate acerca da educação em turismo. Percebeu-se que, de modo geral, os cursos apresentam majoritariamente uma orientação técnica para os níveis operacionais e de supervisão para atendimento ao mercado de trabalho. A discussão sobre as políticas públicas e as políticas em turismo partiu da indagação sobre como explicar o contraste entre as políticas em turismo em diferentes nações. Teoricamente tomaram-se em consideração os cinco estágios do ciclo das políticas públicas, e foram investigados três deles, a definição da agenda, a tomada de decisão e a implementação. Metodologicamente partiu-se de uma abordagem historicamente fundamentada, que enfatiza os contextos e os processos políticos nos quais as decisões políticas foram tomadas. Nos países analisados, observou-se que as políticas em turismo entram na agenda dos três países na década de 1920. Na Argentina, a política de turismo nasce orientada para o mercado doméstico, como um direito social, enquanto que no Brasil e no México a política apresenta objetivos de desenvolvimento econômico. A partir da década de 1960 as políticas em turismo se consolidam com um único objetivo, o desenvolvimento econômico, em conformidade com diretrizes internacionais. A partir da década de 1990, o turismo irá não apenas permanecer na agenda como se tornar prioridade para os governos, principalmente na Argentina e no México. Quanto às políticas de educação em turismo, constatou-se que se alinham às políticas em turismo mais gerais nos três países. Foi possível perceber que nas primeiras décadas a agenda de educação em turismo dos três países era distinta, porém, fatores externos as conformaram de modos semelhantes. Quanto a implementação, em síntese, a análise da oferta educacional instalada permitiu verificar que seu intuito é contribuir para os objetivos das políticas em turismo, atrelados ao desenvolvimento do turismo enquanto setor da economia. Porém, por isso, sua contribuição parece menos determinante para a produção de novos conhecimentos, capacidades e técnicas em turismo. Especificamente quanto a pós-graduação, apesar de ainda incipiente, contribui para a construção científica, para a qualidade do ensino, e para a resolução de problemas regionais, apesar da abordagem gerencial da indústria do turismo ainda estar muito presente, principalmente no México. Conclui-se também que uma visão unilateral das políticas em turismo, e das políticas de educação em turismo, limita ao avanço da educação em turismo e o desenvolvimento do turismo nessas nações.
Abstract: This study aimed to analyze the ascension, consolidation and implementation of tourism education policy on the public agenda of Argentina, Brazil and Mexico. To achieve this goal we used studies on tourism as an object of knowledge, education and tourism education; public policies and tourism policies studies. It was found that there is no universally accepted definition of tourism, but it prevails a conception of tourism as industry. He sought to build an epistemology of tourism basen on the trip notion, or movement, as it is believed that this approach raises a broader reflection of tourism. About education, it started with a short course in the sociology of education in order to situate the debate on tourism education. It was noticed that, in general, the courses have mostly technical guidance to operational and supervision levels to meet the labor market. The discussion on public policies and in tourism policies left the question about how to explain the contrast between the policies on tourism in different nations. Theoretically it took into account the five stages of the policy cycle, and were investigated three of them, agenda setting, decision making and implementation. Methodologically departed from a historically grounded approach, which emphasizes the contexts and political processes in which political decisions were taken. In the countries analyzed, it was observed that the tourism policies enter the agenda of the three countries in the 1920s, in Argentina, tourism policy is born oriented to the domestic market, as a social right, while in Brazil and Mexico the policy has economic development objectives. From the 1960s, the tourism policies are consolidated on the public agenda with a single objective, economic development, in accordance with international guidelines. From the 1990s, tourism will not only remain on the agenda as become a priority for governments, mainly in Argentina and Mexico. As for tourism education policies, it was found that aligns with the more general tourism policies in the three countries. It was possible to see that in the first decades tourism education agenda of the three countries was different, however, the external factors conformed them in similar ways. About implementation, in summary, the analysis of the installed educational provision has shown that its purpose is to contribute to the objectives of tourism policies, linked to the development of tourism as a sector of the economy. However, so their contribution seems less crucial to the production of new knowledge, skills and techniques in tourism. Specifically as post graduate, although still incipient, it contributes to the scientific construction, the quality of education, and for the resolution of regional problems, despite the managerial approach of the tourism industry is still very present, especially in Mexico. It also concludes that a unilateral vision of tourism policy and tourism education policies limits the advancement of education in tourism and tourism development in these nations.
Keywords: Política pública
Educação
Turismo
América Latina
Argentina
Brasil
México
Public Policy
Education
Tourism
Latin America
Argentina
Brazil
Mexico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3739
Issue Date: 7-Jun-2016
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.